TCE-CE sedia Seminário IRB 2022 na região Nordeste

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai sediar, no dia 29 de julho, o Seminário IRB 2022 na região Nordeste, que tem como tema central “Governança e Monitoramento Fiscal de Entes da Federação”. O evento contará com as presenças do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, do presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, e do presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora.

Realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), o “Seminário IRB 2022: integração diálogo e conhecimento” ocorrerá de forma presencial, às 9 horas, no Plenário do TCE Ceará. O Nordeste será a primeira região contemplada com o Seminário IRB 2022. Ao longo do ano, as demais regiões do Brasil devem receber o evento.

O objetivo é promover reflexões acerca de temas estratégicos, proporcionando o fortalecimento das discussões e dos debates em torno de novas perspectivas associadas aos desafios da sociedade contemporânea. Serão palestras e painéis, com a exposição de estudos e compartilhamento de experiências, fomentando o intercâmbio de conhecimentos.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no site da Escola de Contas do TCE Ceará.

Programação

A abertura da programação será feita pelo ministro Augusto Nardes, que palestrará sobre Governança no Brasil. Em seguida, haverá palestra sobre a Epistemologia e Maturidade das Entidades Fiscalizadoras no âmbito do Controle Externo, ministrada pelo presidente do Comitê de Gestão da Informação do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio. No período da tarde, o presidente do IRB e vice-presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, vai explanar sobre a importância do Controle Fiscal. Depois, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, conselheiro Rodrigo Chamoun, apresentará o Painel de Controle.

A realização do Seminário na Região Nordeste conta com o apoio do Tribunal de Contas do Ceará, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) e da Rede Governança Brasil (RGB). O evento conta, ainda, com a parceria institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Veja a programação completa.

Fonte: TCE-CE