48 instituições participaram da reunião sobre Governança Pública promovida pelo TCU e TCE-AP

Diversas instituições atenderam ao chamado do Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), e participaram da reunião e palestra sobre “Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional”, que esclareceu as dúvidas dos gestores em relação ao preenchimento do questionário que vai obter o perfil de governança pública e gestão das aquisições em órgãos e entidades estaduais e municipais do Amapá.

O prefeito de Vitória do Jari, Edielson Souza, que participou da reunião disse que as informações repassadas foram muito importantes, que ele esclareceu as dúvidas. “O questionário é bastante complexo, e estávamos enfrentando dificuldade em seu preenchimento, com as explicações repassadas pelos Tribunais, agora vamos conseguir responder e entregar dentro do prazo”, explicou o prefeito.

O levantamento, está sendo realizado desde o início desse mês, onde foram repassados aos gestores formulários para preenchimento dos dados sobre a organização pública. As informações serão consolidadas nacionalmente, e cada entidade participante da pesquisa receberá o resultado de forma individual. O trabalho desenvolvido pelo TCU propiciara que as organizações públicas tenham conhecimento de sua realidade institucional quanto aos níveis de governança e qual a sua posição em ranking nacional. Além da disseminação de boas práticas de gestão, que vão orientar para o aperfeiçoamento das estruturas de governança e a efetividade da gestão nas ações governamentais.

De acordo com a Presidente do TCE/AP, Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, a expectativa do Tribunal de Contas do Amapá é que todas as entidades estaduais e municipais jurisdicionadas participem do processo. “O levantamento dessas informações tem por finalidade o aprimoramento da governança pública nacional”, enfatizou a presidente.

“A reunião foi bastante esclarecedora, falamos sobre o aprimoramento da gestão pública principalmente da área de Tecnologia da Informação, que é muito importante na manutenção do sistema, no controle e na verificação da agilidade dos serviços prestados à população”, disse Cesar Queops, secretário da Industria Comércio e Mineração do Estado do Amapá (Seicom), que participou da reunião.

Participaram do encontro 48 instituições, entre elas: Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf), Prefeitura de Oiapoque, Universidade Estadual (Ueap), Laboratório Central (Lacen), Policia Técnica (Politec), Agência de Fomentos do Amapá (Afap), Secretaria Planejamento de Macapá, Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Seicom, Câmara de Vereadores de Porto Grande, Prefeito de Vitória do Jari, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Cutias, Prefeitura de Pedra Branca, Prefeitura de Laranjal do Jari, Secretaria de Segurança do Estado, Prefeitura de Calçoene, Agência de Pesca do Estado do Amapá (Pescap), Agência Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Prefeitura de Macapá entre outras.