O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) conclui os primeiros projetos previstos em seu planejamento estratégico para o período 2016-2020. Foram finalizados a “Implementação de Matriz de Negócio da Ouvidoria”, o “Monitoramento de Prazos para Atos Processuais” e a “Implementação de Modelo de Gestão por Competência”.
A matriz de negócio da Ouvidoria define as atribuições, o que faz, quem faz e a quem se destinam os trabalhos do setor, assim como apresenta sua missão, negócio, pessoas, produtos, insumos, clientes e equipamentos.
O monitoramento dos prazos para execução de atos processuais consiste em acompanhar e registrar o tempo de execução dos diversos atos processuais até o julgamento/apreciação dos processos em curso no TCM. O procedimento permite a visão sistemática do tempo decorrido no trâmite processual, bem como quais os gargalos que necessitam ser enfrentados.
Já a implantação do Modelo de Gestão de Competências no visa aprimorar os conhecimentos, compreensão das atividades e experiência prática dos servidores do TCM, possibilitando melhorias relacionais no âmbito corporativo, resultando em um maior rendimento e satisfação por parte dos colaboradores e gestores.
O atual planejamento estratégico do TCM pode ser visualizado neste link, e contempla 20 projetos, cujos temas podem ser consultados clicando aqui. Seu desenvolvimento contou com a participação da sociedade, servidores e diretores do órgão, considerando as percepções e expectativas desses atores em relação ao Tribunal.
Durante, os encontros, ainda na fase inicial do Planejamento, toda a identidade organizacional (negócio, missão, visão e valores) foi atualizada, observando-se os novos anseios de evolução. A missão passou a ser definida da seguinte forma: “Fiscalizar e orientar a gestão pública contribuindo para seu aperfeiçoamento e transparência, em benefício da sociedade”. Já a visão foi conceituada como “ser uma instituição de referência entre os órgãos de controle externo, com atuação tempestiva, inovadora, ética, efetiva e que valoriza as pessoas”.
A construção do documento foi coordenada pela Diretoria de Assistência Técnica e Planejamento (Datep) e passou por reuniões entre gestores e funcionários e pesquisa de opinião com os públicos interno e externo.
O acompanhamento da execução dos projetos é feito pela Coordenadoria de Planejamento (Cplan), unidade vinculada à Datep. De acordo com a diretora da área, Mariana Vieira, ao assumir a pasta, em janeiro deste ano, foi realizado um levantamento para apuração de quais setores estavam envolvidos em cada projeto, e assim a Cplan passou a agir como instrumento facilitador para a interação entre os mesmos, além de ser um braço auxiliar para o cumprimento das ações.