TCE Ceará vai sediar primeira especialização presencial da USP fora de seus campus

Dirigentes de órgãos municipais e estaduais cearenses, do Poder Legislativo, universidade do parlamento, de entidades ligadas a prefeituras, câmaras de vereadores, sistemas de ensino, de empresas e federação da indústria se reuniram, nesta quinta-feira (12/9), na Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará para conhecerem o curso de especialização em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, iniciativa do TCE em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Esta é a primeira especialização presencial realizada pela instituição fora das dependências da Universidade de São Paulo e será coordenada pelos Professores Doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo.

“Será uma especialização voltada aos gestores que possam replicar o conteúdo aprendido, aos gestores públicos com visão de futuro, administradores do legislativo, técnicos de órgãos de controle, leigos que queiram contribuir para a construção de cidades inteligentes. Não precisamos de construções legais, temos que inovar, e escolhemos o Ceará, que é um estado conhecido por ter visão somada a ação. Vamos mostrar como os sistemas podem facilitar a vida das cidades”, destacou a Professora Ana Carla.

“A cidade inteligente não é uma ação individual. Não dá pra chamar o pessoal com expertise em tecnologia e pedir para criar uma cidade inteligente. No máximo, ele fará uma cidade digital. Os participantes do curso não precisam entender de tecnologia. Se você vai chamar um Uber, não é necessário saber a tecnologia aplicada para criar o aplicativo. Existe um tesouro que se encontra fora da tecnologia, que é a riqueza do conhecimento das pessoas, e se elas ficarem inibidas em ajudar nessa construção o resultado será um fracasso”, completou o professor Luciano.

Os participantes do encontro ficaram empolgados e mostraram total interesse em se especializarem na área de Cidades Inteligentes (Smart Cities), destacando que “o serviço público é o que mais demora a avançar, a incorporar uma inovação”.

O presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, pontuou que “essa especialização é bem o espírito do tempo. Precisamos dos valores de hoje, sem perdermos os do passado. Estamos finalizando uma outra especialização sobre Auditor do Século XXI, temos uma ferramenta superavançada que é o SAS Fraud Framework, mas não adianta o Tribunal de Contas estar atualizado e os gestores com informações ultrapassadas. Inovação é uma sequência de erros fechando com o acerto”.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de outubro, de forma online pelo site da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), com vagas limitadas. As aulas acontecerão às quintas e sextas-feiras (manhã e tarde), quinzenalmente no Plenário do TCE Ceará.

Além do presidente Edilberto Pontes, dos professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira, participaram do encontro a diretora executiva do Instituto Plácido Castelo, Hilária Barreto, o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Otávio de Miranda Bezerra; os assessores da Presidência do TCE, Gleison Diniz e Juraci Muniz, representantes da Associação dos Municípios (Aprece), da União dos Vereadores (UVC), Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa (ALCE), Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), Sebrae Ceará e Sistema FIEC.

Saiba mais sobre o curso.

ASCOM TCE-CE

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3780-tce-ceara-vai-sediar-primeira-especializacao-presencial-da-usp-fora-de-seus-campus