Curso no TCE-MS destaca importância do planejamento nas fiscalizações

Para disseminar entre auditores e técnicos de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul a metodologia proposta para a padronização e uniformização dos procedimentos de fiscalização da Corte de Contas, a Escola Superior de Controle Externo realizou nesta quinta-feira, 12 de setembro, a primeira etapa do curso “Manuais de fiscalização do TCE-MS”. A capacitação é dividida em três módulos, apresentados pelos auditores de controle externo do TCE-MS, Haroldo Oliveira de Souza e Eloisa Jeronymo de Oliveira.

Na primeira etapa, o chefe da divisão de fiscalização de saúde, Haroldo Oliveira de Souza, fez um relato do processo de elaboração dos Manuais de Procedimentos, que foram publicados no final do ano passado e passaram a ser aplicados no início de 2019, e falou da importância do planejamento das fiscalizações. “O nosso principal objetivo é fomentar a utilização da nova metodologia, fazer com que os auditores tenham contato com o novo método para poderem aplicá-lo a fim de alcançar resultados ainda mais satisfatórios”.

A novidade apresentada pelo auditor é o foco no planejamento das fiscalizações, que faz com que o principal trabalho seja feito ainda dentro do Tribunal para que, quando os auditores saiam a campo, já tenham um roteiro do que deve ser feito e até um conhecimento prévio do que poderá ser encontrado na fiscalização. “Com certeza o planejamento traz uma atuação mais efetiva, com relatórios mais consistentes, com mais informações para o julgamento dos processos pelos conselheiros”, ressaltou Haroldo.

Durante a explanação, o auditor também destacou a importância de vencer qualquer tipo de resistência para que ocorra uma efetiva padronização dos trabalhos. “Essa metodologia é mundialmente reconhecida, preconizada pela INTOSAI (Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores) e utilizada também no Tribunal de Contas da União.”

A iniciativa ratifica o empenho e comprometimento da atual gestão do TCE-MS, presidida pelo conselheiro Iran Coelho das Neves, com a contínua busca de aperfeiçoamento das ações de controle externo

Os próximos módulos da capacitação serão realizados nos dias 17 e 23 de setembro e vão abordar a “Execução e relatório” e o “Controle e garantia da qualidade nas fiscalizações”.

ASCOM TCE-MS