Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE/SC e MPC assinam acordo de cooperação para dar mais celeridade às execuções de débitos e multas

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e o Ministério Público de Contas (MPC) assinaram acordo de cooperação para promover o compartilhamento de informações e a cooperação institucional, técnica e operacional, visando dar mais celeridade, eficácia, eficiência e controle à execução das deliberações condenatórias proferidas pelo TCE, e assegurar efetividade na cobrança de multas e débitos impostos, bem como no cumprimento de determinações emanadas do Pleno. A formalização foi feita no início da sessão plenária desta quarta-feira (2/10).

Na mesma oportunidade, foi assinada portaria instituindo a comissão mista, com servidores do TCE/SC e do MPC, para debater os termos do ajuste e propor alternativas, principalmente no que se refere à proposição de um novo fluxo para os processos de cobrança.

“Essa iniciativa caminha no sentido de buscar cada vez mais a integração entre os órgãos públicos. Tenho certeza de que a assinatura deste termo vai culminar, de fato, numa maior efetividade no que diz respeito ao cumprimento das decisões do Tribunal de Contas, e quem ganha com isso é a sociedade”, disse o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

A procuradora-geral do MPC, Cibelly Farias, explicou que no ano passado foi feito um levantamento dos últimos cinco anos de todas as decisões condenatórias do Tribunal ainda pendentes de execução. “A partir deste levantamento, oficiamos todos os municípios, requerendo a adoção de providências, e tivemos um valor de aproximadamente R$ 30 milhões já recolhidos efetivamente ou em fase de execução”, informou. Para ela, a adoção deste termo de cooperação poderá intensificar e melhorar os fluxos de cobrança, refletindo numa maior arrecadação em relação a multas e débitos imputados pelo TCE/SC.

 

Foto: reprodução da sessão.

 

Saiba mais: membros da comissão mista

TCE/SC:

– Francisco Luiz Ferreira Filho – assessor da Presidência

– Wallace da Silva Pereira – diretor de Tecnologia da Informação

– Fernanda Amorim da Silva – coordenadora de controle de débitos e execuções

 

MPC:

– Jacqueline de Melo Olinger – diretora geral de contas públicas

– Ademir Fengler – gerente de controle de processos

– Ivan Correia – gerente de informática

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

Instagram: tce_sc

 


Este conteúdo está disponível em: http://www.tce.sc.gov.br/acom-intranet-ouvidoria/noticia/50584/tcesc-e-mpc-assinam-acordo-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-para-dar-mais

Mais recentes

TCE-SC completa 71 anos com atuação mais próxima, preventiva e voltada à boa governança

Atricon e representantes de órgãos de controle da Argentina discutem ampliação da cooperação jurídica internacional

TCU: Fórum debate governança, riscos e futuro da inteligência artificial no setor público

Bets: TCE-MG suspende patrocínio de R$ 32 milhões de governo de Minas a clubes de futebol

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

Leia também

TCE-SC completa 71 anos com atuação mais próxima, preventiva e voltada à boa governança

Instituído pela Lei n. 1.366, sancionada em 4 de novembro de 1955, o Tribunal chega a mais de sete décadas de história preservando sua missão constitucional.

Atricon e representantes de órgãos de controle da Argentina discutem ampliação da cooperação jurídica internacional

Reunião promovida pela REJUR debateu a criação de um novo eixo de cooperação e a realização de encontro internacional em dezembro.

TCU: Fórum debate governança, riscos e futuro da inteligência artificial no setor público

Evento promovido pelo TCU reúne lideranças dos Três Poderes, órgãos de fiscalização, academia e iniciativa privada no dia 12 de novembro, em Brasília.