Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Colegiado do TCE-CE julgou 37 processos na sessão plenária desta semana

Foram julgados pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, na sessão plenária desta semana (29/10), 37 processos, envolvendo recursos municipais e estaduais. Os trabalhos da sessão foram conduzidos pelo conselheiro Rholden Queiroz, presidente em exercício da Corte de Contas.

Na pauta da sessão, houve a análise de dez prestações de contas de governo. O colegiado emitiu parecer prévio desfavorável a dois desses processos: as Contas Anuais do Governo Municipal de Arneiroz, exercício financeiro de 2014, e do município de Choró, exercício de 2015. Ambos foram relatados pela conselheira Soraia Victor. As decisões serão submetidas ao julgamento político, de responsabilidade das respectivas Câmaras Municipais.

No processo de contas de governo  nº 12.642/2018-8, do município de Arneiroz, a relatora acompanhou a decisão do Ministério Público Especial junto ao TCE desaprovando as contas, em razão das seguintes irregularidades: repasse a menor de contribuição de INSS, no total de R$ 358,4 mil, e valor de duodécimo em desobediência ao art. 29-A, §2º, inciso I, da Constituição Federal.

Motivou a emissão de parecer prévio desaprovando o processo nº 12782/2018-2, governo municipal de Choró, a extrapolação dos limites máximos da despesa com pessoal, não recondução das despesas com pessoal no prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) e não repasse integral das contribuições previdenciárias para o Instituto de Previdência Municipal.

Além de Rholden Queiroz, participaram da sessão os conselheiros Valdomiro Távora, Soraia Victor e Patrícia Saboya. Representou o Ministério Público de Contas o procurador-geral Júlio Saraiva.

 

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3875-colegiado-do-tce-julgou-37-processos-na-sessao-plenaria-desta-semana

Mais recentes

Atricon lança campanha Novembro Azul e reforça importância do cuidado com a saúde masculina

Vice-Presidente Ricardo Torres representa a Atricon no lançamento de Comitê de Direito Administrativo Sancionador

STF derruba regra de Rondônia que flexibilizava prazo para aplicar recursos da educação

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Leia também

Atricon lança campanha Novembro Azul e reforça importância do cuidado com a saúde masculina

Para marcar o início da mobilização, a Atricon também atualizou a identidade visual de seus perfis nas redes sociais, adotando uma versão especial de sua logomarca em referência ao Novembro Azul. A proposta é estimular a reflexão sobre a importância do acompanhamento médico, da prevenção de doenças e da atenção aos sinais do corpo.

Vice-Presidente Ricardo Torres representa a Atricon no lançamento de Comitê de Direito Administrativo Sancionador

A iniciativa marca a apresentação oficial de um comitê permanente dedicado a aprofundar os debates sobre a aplicação de sanções pela Administração Pública e as questões relacionadas à responsabilização de pessoas físicas e jurídicas pelos Tribunais de Contas.

STF derruba regra de Rondônia que flexibilizava prazo para aplicar recursos da educação

Ação teve origem em representação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, que apontou risco à transparência e ao controle dos gastos com ensino.