Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE divulga canais de transmissão do webnário sobre meio ambiente realizado nesta quarta (2)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) divulgou nesta terça-feira (1) os canais de transmissão do webinário “Recursos Hídricos e Sustentabilidade na Amazônia: do saneamento a outros usos”, realizado nesta quarta-feira (2), às 9h (horário de Manaus). O evento será transmitido, ao vivo, pelo Youtube (https://youtu.be/YgCxD81x0R8) e pelas redes sociais do TCE-AM (Instagram e Facebook). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no moodle da Escola de Contas Públicas (ECP), através do link moodle.tce.am.gov.br.

O webinário nacional faz parte das ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente e terá participação de grandes nomes da ciência que desempenham papéis importantes na área ambiental e ecológica.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello fará a abertura, seguido pelo coordenador do evento, conselheiro-corregedor Júlio Pinheiro.

“Promoveremos uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico, com especialistas renomados internacionalmente e com embasamento técnico. Desta forma, o TCE cumpre com seu papel pedagógico, contribuindo com a Amazônia”, afirmou o conselheiro Mario de Mello.

Programação

Segundo o conselheiro Júlio Pinheiro, os participantes foram selecionados a partir da familiaridade com o tema  e discussões propostas.

“Estamos em meio a uma pandemia e uma cheia histórica no Amazonas. Não poderíamos, por exemplo, deixar de falar do saneamento básico e a relação com a sustentabilidade”, explicou o coordenador de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro.

Ao longo de toda a manhã, especialistas reconhecidos mundialmente abordarão temáticas relacionadas ao meio ambiente. Desde discussões sobre o ecossistema amazônico, passando pela importância do saneamento básico adequado aos povos e uso do meio ambiente de forma ecologicamente segura e sustentável.

Entre os palestrantes estão, o professor e doutor José Galizia Tundisi, mestre em oceanografia pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas na área da ecologia; o diretor-presidente da empresa Águas de Manaus e do São Francisco, Thiago Terada, graduado em Relações Internacionais pela PUC de São Paulo e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, professor Elton Leme, especialista na área de botânica.

Texto: Giovanna Andrade

 

Mais recentes

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Atricon participa de homenagem ao ministro Jorge Messias durante evento no Piauí

Leia também
Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Conheça a composição da diretoria Atricon para o biênio 2022/2023:

Presidente: Cezar Miola (TCE-RS) Vice-Presidente Executivo: Edilson de Sousa Silva (TCE-RO) Vice-Presidente de Relações Político-Institucionais: Joaquim Alves de Castro Neto (TCM-GO) Diretores de Relações Político-Institucionais: Luiz Antônio Chrispim…

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara Municipal de Japurá em quase R$100 mil

Na manhã desta terça-feira (8), durante a 18ª sessão ordinária, o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-AM) desaprovou as contas de 2015 do ex-presidente da Câmara Municipal de Japurá, Raimundo dos Santos Fonseca e aplicou multa de, aproximadamente, R$ 100 mil.

TCE-RO aprova e assina Plano Estratégico da Ecoliga para o triênio 2021-2023

Foi aprovado e assinado pelas dez instituições que integram a Ecoliga Rondônia, entre as quais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), o Plano Estratégico da rede colaborativa, refletindo, assim, o pensamento compartilhado entre os órgãos parceiros, que se configura na idealização de metas, objetivos e planos de ação voltados ao amadurecimento dos processos de gestão da sustentabilidade na administração pública rondoniense.