Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RJ: I Encontro do Curso de Estudos Avançados reúne 50 membros de Tribunais de Contas brasileiros

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) participou do I Encontro do Curso de Estudos Avançados, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), na manhã desta sexta-feira (26), em Brasília. O conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, foi um dos 50 membros de Tribunais de Contas brasileiros que fizeram parte da atividade, a primeira de dez edições previstas para o Curso de Estudos Avançados oferecido pelo IRB,

O palestrante convidado para o primeiro encontro do Curso de Estudos Avançando foi o professor, médico, cientista, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Marco Antonio Zago, que abordou o tema: A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil.

O Curso de Estudos Avançados

Com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, o curso contará com a participação de personalidades de referência nacional e internacional. Idealizada pelo conselheiro Edilberto Pontes, presidente do IRB, a atividade é coordenada pelo doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, professor titular da Faculdade de Direito da USP, que já ocupou, entre outros cargos, a Superintendência de Assuntos Institucionais e a Procuradoria-Geral daquela universidade. A vice-coordenação do curso é conduzida pela professora doutora da USP Ana Carla Bliacheriene.

“É importante para os conselheiros e conselheiras que lideram os Tribunais de Contas que tenham uma visão mais ampla das coisas e que possam discutir de forma sistematizada os grandes temas nacionais e internacionais. Essa é a ideia do curso de Estudos Avançados”, destacou o presidente do IRB e idealizador do curso, durante sua fala de abertura.

O Curso de Estudos Avançados tem certificação expedida pelo IRB, em parceria com a USP. Entre outros temas, ao longo de 10 encontros presenciais que somarão 40 horas/aula, serão abordados a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação; a geopolítica mundial; as desigualdades e assimetrias brasileiras; governo digital; e o desenvolvimento econômico.

Fonte: TCE-RJ

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições