TCE-ES: novo episódio do “É da sua conta” vai ao ar na terça-feira (24). Câncer de mama é o foco do programa

As fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) sobre o diagnóstico do câncer de mama, a garantia do tempo de espera adequado para a realização dos exames e a importância do diagnóstico precoce foram assuntos abordados no segundo episódio do “É da sua conta”, uma parceria entre o TCE-ES e a TVE. O material vai ao ar nesta terça-feira, dia 24, às 18h45, na TVE e também no YouTube do Tribunal de Contas.  

A entrevistada da vez foi a coordenadora do Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas de Saúde, Maytê Aguiar. Ela destacou resultados de uma auditoria que avaliou a oferta assim como as condições para realizar mamografia nos municípios capixabas.  

“Essa fiscalização foi em 2021 e apontou, primeiramente, um baixo número de exames realizados e longo tempo de espera, em alguns casos. Depois disso, já em 2023, a gente voltou a monitorar os municípios e ver quais ações foram implementadas para modificar essa situação”, disse Maytê. 

O programa também contou com a participação do coordenador do programa Saúde do Servidor do TCE-ES, o médico José Eduardo Assad. Ele abordou a importância do diagnóstico precoce da doença e assim como destacou alguns sintomas do câncer de mama. 

Minuto TCE 

O quadro “Minuto TCE”, ressaltou, em seguida, as diversas possibilidades de pesquisa por meio do Painel de Controle. “São muitos dados importantes sobre o trabalho desempenhado nas prefeituras e governo do Estado. E tudo pode ser acessado pelo celular, na palma da mão”, destacou Clarissa. 

O “É da sua conta” é uma construção conjunta das equipes do TCE-ES e da TVE. Ele é conduzido pelas jornalistas da Secretaria de Comunicação do TCE-ES Mariana Montenegro e Clarissa Scardua. Logo após a exibição do programa pela TVE, ele será disponibilizado no YouTube do Tribunal de Contas. Não deixe de assistir!  

Sobre a TVE  

TVE é a televisão pública dos capixabas e tem como objetivo atender aos interesses públicos e fortalecer a identidade local. Ela não só exibe como também exporta produções capixabas para as tvs de outros Estados.   

De janeiro a abril deste ano, por exemplo, a TVE registrou um aumento de 9% em sua audiência, chegando a 949 mil pessoas alcançadas pela programação. No YouTube já são mais de um milhão de visualizações. Hoje, o sinal da TVE abrange toda a região da Grande Vitória, mas, em breve, estará disponível, para a população de todos os 78 municípios.  

Fonte: TCE-ES