O papel dos líderes e as ações desenvolvidas para servidores em três Tribunais de Contas (TCs) foram o destaque do XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos TCs do Brasil na tarde desta terça-feira (28), realizado como parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza (CE). Por cerca de duas horas, os participantes absorveram conceitos e conheceram práticas de destaque.
“Chefe tóxico arrebenta com a equipe.” A frase dita pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Carlos Alberto Sampaio de Freitas deixou atônita a plateia. Ele abordou o assunto quando falava sobre o que se espera de um líder nos tempos atuais. Na apresentação, ressaltou a importância de visões de longo prazo e também a necessidade de os líderes estarem “antenados” com as novas tecnologias para se manterem em simbiose com os servidores que comandam.
O tema foi uma sequência da apresentação de Estela Biancardi, coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que externou os efeitos que a covid-19 causou nos servidores e as medidas adotadas para contornar as consequências relacionadas à saúde física e mental causadas pela pandemia. Estela revelou que o TCE-MT tem hoje sete psicólogos atuando na instituição e que eles foram responsáveis por 3,6 mil atendimentos entre janeiro e outubro deste ano.
Elaine Gianotto e Tatiana Bazan apresentaram o modelo de programa de qualidade de vida implantado no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Informaram que há atenção especial à saúde mental e física dos servidores e destacaram como case de sucesso um programa voltado à melhoria dos hábitos alimentares dos servidores.
A primeira palestra da tarde foi com a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-CE , Caroline da Costa Vasconcelos, e com a assessora administrativa do TCE cearense Samylla Tomaz Caracas. Elas abordaram a importância do engajamento dos servidores na construção de um ambiente de trabalho saudável, harmônico e integrado. Destacaram programas de desenvolvimento contínuo de servidores, como Lidera TCE Ceará e o TCE Multiplica, além do TCE Cuida de Você, que são ações voltadas ao cuidado, à valorização, à integração, à saúde e ao bem-estar no ambiente de trabalho.
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
Texto: Jeferson Cioatto
Edição: Vinicius Appel
Foto: Ribamar Neto