Livro ‘História do Ensino no Ceará’ é lançado durante os Encontros com o Futuro

O livro “História do Ensino no Ceará”, do autor Plácido Aderaldo Castelo, foi lançado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) durante os “Encontros com o Futuro”, evento promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em comemoração aos seus 50 anos, como parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC).  

A cerimônia de lançamento da nova edição do livro “História do Ensino do Ceará”, editado pela primeira vez em 1970, que ocorreu nesta manhã (28/11), contou com as presenças do diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro Ernesto Saboia;  da presidente do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB, conselheira Lilian Veloso; do representante do  Instituto Histórico do Ceará, João Soarez Neto; do historiador e doutor em Educação,  Augusto Ridson de Araújo Miranda; e dos familiares de Plácido Castelo, Samuel Leite Castelo (Neto), Maria Castelo (Filha), e José Freire de castelo Neto (Bisneto). Foi a primeira atividade do XIV Encontro Técnico de Educação Profissional (Educontas), dentro do Encontros com o Futuro.

Os presentes ressaltaram a importância da obra para a educação e a memória da história do Estado do Ceará, retratada pelo autor com o rigor científico do contexto da época. Apontaram que o livro servirá para subsidiar novas pesquisas na área da educação.

Plácido Aderaldo Castelo, ministro vitalício do Tribunal de Contas do Ceará, teve atuação política como deputado estadual, prefeito de Fortaleza e governador do Estado do Ceará e contribuiu significativamente para a educação, além de ter sido escritor e jornalista. Entre suas obras notáveis estão “Metodologia do ensino da história” (1928), “História política do Ceará” (1963) e “História do Ensino do Ceará” (1970). Faleceu em Fortaleza em 17 de junho de 1979.

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos. 

Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Texto:  Ivana Claúdia Leal de Souza

Edição: Maria Thereza S. Cordeiro (Acom TCE/SC)

Foto: Tony Ribeiro