Em Congresso Nacional de Comunicação, Tribunais de Contas buscam aproximação com a sociedade 

Um espaço de debates e aprendizados sobre a comunicação pública, com um olhar voltado para a cidadania e para a aproximação com a sociedade, é o que está sendo preparado para o público de mais de 400 pessoas, que estará presente no Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), a ser realizado em Vitória, quinta (4) e sexta-feira (5).  

O evento, que representa uma das iniciativas para incentivar a comunicação simples e democratizar o acesso ao serviço público, contará com a presença de profissionais de comunicação de Tribunais de Contas de todo o Brasil, assim como profissionais que atuam na comunicação pública de diversas outras instituições, e também conselheiros dos Tribunais de Contas.  

Representando o tribunal anfitrião do Congresso, o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, acredita que o evento irá fornecer mais conhecimentos para que os profissionais possam fomentar a transparência, a prestação de contas, o acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação social. 

Presidente do TCE-ES, Domingos Taufner

“Melhor preparados, os profissionais de comunicação do poder público conseguirão veicular mensagens com bom conteúdo, da melhor maneira, e que sejam compreendidas pela população”, pontua. 

O TCE-AC já está com presença confirmada, por meio da conselheira Dulcinéa Benício. Para ela, as boas práticas de gestão pública são importantes de serem compartilhadas e divididas, porque assim se chegará a um padrão no sistema de controle externo que atua e que dá à sociedade o melhor que ela possui.  

“A troca de experiências e do conhecimento específico faz com que nós saiamos de uma ilha, em que alguns Tribunais têm excelência em algumas áreas, para o compartilhar solidário com os demais Tribunais que ainda não alcançaram o nível de conhecimento de outros”, opina. 

“Entendo que é indispensável que os tribunais tenham um elo forte de comunicação com a sociedade, que não sejam mais uma instituição incógnita, um espaço de poder desconhecido da sociedade na qual estamos inseridos”, acrescenta a conselheira Dulcinéa. 

Compartilhamento 

O vice-presidente do TCE-SC, conselheiro José Nei Alberton Ascari, também espera que a realização deste segundo Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas seja uma oportunidade enriquecedora de investir no contínuo aprimoramento da interlocução dos Tribunais com a imprensa e com a sociedade.  

“O compartilhamento de experiências que deram certo, a apresentação das boas práticas, a troca de conhecimento entre os profissionais desta tão importante função, que é comunicar com correção, clareza e objetividade, são de fundamental importância para o aprimoramento e o fortalecimento não apenas do Sistema Tribunais de Contas, mas da própria democracia”. 

Conselheira Susana Azevedo (TCE-SE)

Do nordeste do país, uma das representantes será a conselheira Susana Azevedo, presidente do TCE-SE, que participará do evento. 

“O Congresso é uma iniciativa que merece ser exaltada, não apenas por proporcionar um aprimoramento técnico aos profissionais de comunicação do Sistema Tribunais de Contas, como pela oportunidade única de reunir todas essas equipes em um evento específico. Investir na boa comunicação significa combater a desinformação e, neste caso em especial, levar à sociedade o papel essencial das Cortes de Contas para a boa gestão dos recursos públicos”, opina a conselheira. 

O presidente Domingos Taufner espera que todo o público presente, em especial os profissionais da comunicação, possam utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social, qualificando as informações oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos a ela disponibilizados. 

“Hoje, precisamos atuar de maneira sistêmica, em uma imensa rede de comunidades, cujas interações dinâmicas são imprescindíveis. Também há o desafio de combater a desinformação, que precisamos atuar”.  O Congresso terá entre os seus apoiadores o Programa de Combate à Desinformação (PCD), do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na programação, paineis, palestras e oficinas abordarão temas como o uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas unidades de comunicação. 

II CNCTC 

A edição deste ano tem como tema central o “Papel da Comunicação Pública na Defesa da Democracia”. São 12 atividades, entre paineis, palestras e oficinas, que abordam assuntos da atualidade mais importantes para uma comunicação eficiente. 

O II CNCTC é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). 

O evento tem o patrocínio de Banestes, Banrisul, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, de Goiás e do Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Vitória, da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), da TVE-ES, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e dos Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.

Fonte: TCE-ES