1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos TCs do Brasil acontece em Recife

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB), vai realizar o 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento será nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife.

A finalidade do encontro é promover integração e troca de experiências quanto ao uso da Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas (TCs). “Será um espaço de compartilhamento técnico e aprimorar a governança da IA”, disse Ana Carolina Morais, chefe do Departamento de TI do TCE-PE, que coordena o evento. 

A organização espera cerca de 200 participantes, entre servidores das áreas de Tecnologia da Informação (TI), Controle Externo, e Gestão e Governança dos TCs brasileiros. Interessados devem procurar a gestão/presidência de seu TC até 10 de julho. 

A programação será composta por palestras e painéis. Já confirmaram presença representantes do Google, da Microsoft e da Gartner; o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o desembargador do TJPE, Alexandre Pimentel; e o juiz federal e escritor, George Marmelstein, estes últimos falando sobre os usos da IA no judiciário. 

O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, disse ser uma honra para o TCE-PE hospedar o 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas. “Queremos conhecer as experiências e desafios da IA no controle externo brasileiro, e também apresentar a nossa própria solução de IA, a Aurora”, disse.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, lembrou que a Inteligência Artificial é um tema cada vez mais presente no cotidiano de todos. “Pensando nisso, este encontro vem para propiciar uma maior troca de experiências a fim de viabilizar a implementação destas ferramentas no controle externo, medida que aumenta a efetividade dos nossos TCs e acaba por beneficiar a sociedade como um todo”, completou.

Para o presidente do IRB, Edilberto Pontes, “como instituições de grande relevância social, os Tribunais de Contas devem estar em total sinergia com as inovações tecnológicas, visando aperfeiçoar e modernizar o controle externo brasileiro”.

Dúvidas poderão ser esclarecidas em contato com [email protected]

REDES – No evento também serão criadas as redes de secretários de Tecnologia da Informação (Rede STI), de Controle Externo (Rede Seconex) e de Governança e Gestão Estratégica (Rede SGG) dos TCs.

Fonte: TCE-PE