Atricon participa de recepção aos apoiadores do 19º Congresso de Jornalismo Investigativo

O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon e conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, participou, na manhã desta quarta-feira (11), da recepção promovida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) aos apoiadores do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O Congresso vai até o dia 14, na sede da ESPM, em São Paulo.

Durante o encontro, a presidente da Abraji, Kátia Brembatti, apresentou algumas ações desenvolvidas pela associação aos apoiadores do Congresso. “Ao nos apoiar, vocês estão não só defendendo a democracia, mas também contribuindo diretamente para um jornalismo investigativo fortalecido. A continuidade e o crescimento deste trabalho são fundamentais para garantir o direito da sociedade de ser bem-informada”, disse.

Na oportunidade, o vice-presidente apresentou ao assistente de Projetos do Alma Preta, Gabriel Santana, as ações afirmativas desenvolvidas pela entidade no âmbito dos Tribunais de Contas. Entre as iniciativas, citou a mobilização em relação à adesão dos Estados e Municípios à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, uma iniciativa do Ministério da Educação. Cezar Miola citou a inclusão da fiscalização da oferta da educação antirracista como critério do projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.

Em encontro com a gerente de Comunicação da Fundação Maria Souto Vidigal, Sheila Ana Calgaro, e com o analista de Sensibilização da Sociedade, Allan de Souza, o vice-presidente destacou algumas das principais ações do Sistema Tribunais de Contas voltadas à Primeira Infância.

O 19º Congresso oferece mais de 100 atividades distribuídas em trilhas temáticas. A programação destaca temas como eleições, segurança pública, corrupção, políticas públicas e democracia. Haverá ainda trilhas de técnicas de investigação, de gestão e outras voltadas para produtos jornalísticos, uso e interpretação de dados, financiamento, segurança de jornalistas, audiência e estudos sobre jornalismo.

Temas ligados à inteligência artificial, à desinformação, ao mapeamento open source e à sustentabilidade também serão abordados. Apenas sobre essas temáticas, estão previstas participações de profissionais da Argentina, Bahrein, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Kenya, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela.

Conheça os apoiadores do 19 Congresso de Jornalismo Investigativo:
Saiba mais: https://congresso.abraji.org.br/