A nova edição do Jornal Atricon, informativo dos Tribunais de Contas, foi ao ar com mais novidades sobre a atuação do controle externo em todo o país. Neste programa, foram destacadas iniciativas inovadoras e ações que reforçam o compromisso dos Tribunais de Contas com a transparência e o bem-estar social.
O Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) classificou como histórica a união dos Poderes e instituições para a construção de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida para as pessoas idosas, demonstrando um olhar atento às necessidades desse público-alvo.
Em Minas Gerais, o TCE-MG recebeu a Declaração de Garantia da Qualidade da Atricon, reafirmando seu compromisso com a excelência nos serviços prestados.
O TCE de Alagoas recebeu visita técnica da Comissão de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), como parte do trabalho da Atricon de diagnosticar a realidade do sistema de controle externo, com o intuito de promover ações de melhorias.
No Ceará, o TCE entregou à Justiça Eleitoral a lista de gestores com contas julgadas irregulares, contribuindo para a transparência no processo eleitoral.
O TCE-GO apresentou seu portal da Primeira Infância, enquanto o TCE-SP inaugurou painéis educativos na capital, ambos demonstrando o compromisso com a educação e o desenvolvimento infantil.
No Rio de Janeiro, o trabalho do TCMRio gerou uma economia de R$ 75 milhões aos cofres públicos através da fiscalização prévia de editais de concorrência, evidenciando a importância do controle preventivo.
O TCE-PR definiu que a fiscalização de recursos de “emendas Pix” é de competência do órgão de controle.
Em Goiás, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) anunciou a ampliação da transparência e acessibilidade com a produção de seu novo Manual de Redação em Linguagem Simples.
Por fim, uma notícia que aponta para o futuro: o TCE-SC desenvolveu uma inteligência artificial que permitirá a análise de 100% dos editais de licitação, marcando um avanço significativo na eficiência do controle.
Assista
Fonte: TCE-AL, com alterações