TCM-GO apresenta boas práticas no 2º dia de avaliação da Atricon

No segundo dia de avaliação  da Atricon no Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO), parte da manhã foi destinada à apresentação de  boas práticas, criadas e implantadas no tribunal. As iniciativas envolvem áreas importantes para o Sistema Tribunais de Contas (STCs) como fiscalização de obras, controle de pessoal e soluções inovadoras para denúncias e análise de contas.

Confira fotos das apresentações no Flickr

O auditor Lucas Henrique Mateucci e Messias Ananim, da Secretaria de Fiscalização de Engenharia, apresentaram o Plano Anual de Fiscalização (PAF) e o Controle do Prazo de Obras, com foco na capacitação de fiscais e na melhoria da limpeza urbana. Essa prática visa garantir que as obras públicas sejam entregues dentro dos prazos estabelecidos, contribuindo para a eficiência e a responsabilidade na utilização dos recursos públicos.

O auditor Vinícius Nascimento apresentou o Sistema Integrado de Análise de Atos de Pessoal e Controle de Aposentadorias, que visa garantir a conformidade de atos administrativos relacionados ao quadro de servidores. Essa integração propicia um monitoramento mais eficiente, evitando irregularidades e promovendo uma gestão mais transparente na gestão de recursos humanos.

Presidente Joaquim de Castro conferiu as apresentações, acompanhado dos auditores Éricka da Silva Cândido e Rubens Custódio Pereira Neto, secretário-geral de controle externo e coordenador da comissão de avaliação do MMD-TC no TCMGO.

Em sua apresentação, o auditor Jorge Édipo destacou a importância do Compliance Público Municipal, apresentando soluções para os desafios da gestão pública. A prática busca assegurar que a administração esteja em conformidade com leis e regulamentos, promovendo a integridade e a confiança nas instituições.

Outro exemplo de boa prática foi o Aplicativo de Seletividade de Denúncias, apresentado pela auditora Éricka da Silva Cândido. A ferramenta permite uma triagem eficaz das manifestações recebidas, garantindo que denúncias relevantes sejam priorizadas e investigadas adequadamente, aumentando a eficiência na resposta aos problemas identificados pela população.

Por fim, a auditora Luana Miranda Oliveira apresentou o Aplicativo de Análise de Contas e Controle de Demandas, que promete facilitar a gestão e o acompanhamento das contas públicas.

MMD-TC

O TCMGO recebe desde ontem (16.9) a Comissão de Garantia da Qualidade da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para análise dos dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

A equipe que visita o TCMGO é composta pela conselheira Soraia Thomaz Dias Victor (TCE-CE), pelo conselheiro-substituto Francisco Júnior Ferreira da Silva (TCE-RO) e pelos auditores Aleson Amaral de Araújo Silva (TCE-RN), Carlos Augusto Pereira Werneck (TCMRio) e Márcio Batista Marinot (TCE-ES). Os avaliadores da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), Leopoldo Luz e Fabrício Carvalho, também integram a equipe.

Fotos: André Matos

Fonte: TCM-GO