O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, no dia 18 de outubro, a partir das 10h, o painel PNPC 2024: o papel das unidades coordenadoras na implementação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. O encontro pretende apresentar as novidades do e-Prevenção e promover o compartilhamento das experiências do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG) na implementação do PNPC. As inscrições podem ser feitas até o dia 18/10.
O encontro conta com a presença do ministro do TCU Benjamin Zymler e do auditor-chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Transferência de Recursos da União (AudTransferências), que integra a Secretaria de Controle Externo de Informações Estratégicas e Inovação (Seinc) do TCU, Waldemir Paschoiotto. Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, o secretário de Governança e Gestão Estratégica do CSJT, Dúlio Mendes Soares, e o auditor-geral do CGE-MG, Igor Martins da Costa. O painel conta, ainda, com apresentações dos secretários de representação do TCU no Estado de Sergipe, Jackson Luiz Souza, e no Estado de Mato Grosso do Sul, Mário Júnior Bertuol, em uma abordagem sobre as novidades do e-Prevenção e do PNPC.
O painel é aberto ao público e conta com transmissão pelo canal oficial do TCU no YouTube.
Além de representantes do TCU, do CSJT, do CFC e da CGE-MG, o encontro reúne integrantes de unidades de integridade pública e controle interno das controladorias gerais, conselhos profissionais, organizações do Sistema S, tribunais de contas, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e das justiças eleitoral, militar e do trabalho.
Sobre o PNPC
O PNPC tem como propósito incentivar as organizações públicas brasileiras na adoção de boas práticas de prevenção e combate à corrupção. O Programa representa uma importante iniciativa para o fortalecimento da ética e da transparência nas instituições públicas do país
O programa é executado pelas Redes de Controle da Gestão Pública do Brasil, com a coordenação e o patrocínio do TCU e apoio de entidades como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Fonte: TCU