TCE-RR: projeto de automação com IAs generativas é apresentado em live nacional para Tribunais de Contas

No dia 7 de outubro o auditor de controle externo do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) Bruno Figueirêdo participou da live do projeto Automação de tarefas com prompts e inteligências artificiais generativas. O evento foi promovido pelo Grupo de Estudos para Soluções de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, e contou com mais de cem participantes de todo o país.

A apresentação de Figueirêdo detalhou o uso de prompts para a automação de tarefas no TCERR, com a colaboração dos servidores Rommel Paracat e Perpétua Moura, responsáveis por projetos de análise de defesa e planejamento de auditorias, respectivamente. O projeto envolveu o treinamento de servidores para utilizar ferramentas de IA generativa, como ChatGPT, com o objetivo de otimizar tarefas, como a criação de relatórios e a organização do planejamento de auditorias.

“O uso de Inteligências Artificiais Generativas tem o potencial de transformar a atuação dos Tribunais de Contas, tornando os processos mais eficientes e inovadores”, ressaltou Bruno.

O estudo é resultado do projeto de treinamento de servidores para utilizar ferramentas de IA generativa no órgão. Foram usadas as ferramentas de IA mais comuns no mercado com o objetivo de otimizar tarefas.

Carlos Freire, diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITIN), também esteve presente na transmissão e destacou a importância do uso dessas tecnologias nos processos do controle externo. Os analistas de sistemas José Etevaldo e Elson Araújo também fazem parte da equipe local dedicada ao estudo e desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA).

Também foram mencionados outros responsáveis por projetos de utilização de IAs na instituição. Os auditores Antônio Damião, José Reinaldo Silva, Ighor Sales e Alcebíades Bruno lideram a iniciativa de uso de prompts em atos de pessoal. Benta Marinho e Antônio Cândido coordenam a aplicação de IAs na prestação de contas de governo.

A realização do evento foi um marco importante para a modernização dos órgãos de fiscalização e seu alinhamento com as novas tendências tecnológicas.

Fonte: TCE-RR