Serão divulgados durante o nono Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu, os resultados do ciclo de 2024 do Programa Nacional da Transparência Pública, iniciativa do Sistema de Contas que avalia a transparência ativa de pelo menos 8 mil portais públicos em todo o país.
A iniciativa teve adesão de 100% dos 33 Tribunais de Contas, avaliando a transparência de 7300 Unidades Gestoras, envolvendo mais de 6300 servidores e 466 auditores.
O coordenador do PNTP, conselheiro Antonio Joaquim Neto, destaca, no boletim que vai ao ar na Rádio Justiça, a solidez da pesquisa.
Os resultados irão integrar a plataforma Radar Nacional, em que o usuário pode consultar a situação de cada instituição fiscalizada, filtrando os dados por Unidade da Federação, poder, esfera, nível de transparência e órgão, além de acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.
O Programa Nacional da Transparência Pública é realizado pela Atricon, TCE do Mato Grosso e Tribunal de Contas da União, e visa padronizar e fiscalizar a transparência pública, concedendo um Selo de Qualidade.
O ENTC conta com os patrocínios da Itaipu Binacional, da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, do Governo de Minas Gerais, da CODEMGE – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, também do Governo de Minas Gerais, e da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.