Conselheiro Claudio Terrão se despede da Primeira Câmara do TCE-MG

O conselheiro Claudio Terrão se despediu, nesta terça-feira (29/10), das sessões da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Em sua última sessão no colegiado, Terrão foi homenageado pelos seus pares. “Conselheiro Claudio, o senhor não apenas passou pela vida, como viveu intensamente, deixando um legado de trabalho, dedicação e compromisso com o bem comum”, afirmou Durval Ângelo, presidente da Primeira Câmara.

O vice-presidente do TCEMG destacou, ainda, a excelência técnica e o compromisso com o serviço público do conselheiro. Ele lembrou que a passagem de Cláudio Terrão pelos Ministérios Públicos de Contas de Goiás e de Minas Gerais, culminando com sua nomeação como conselheiro deste Tribunal, “coroou uma trajetória marcada pela competência técnica e pela defesa intransigente dos princípios da administração pública”. Durval ressaltou a recente e relevante atuação de Terrão no acordo para a despoluição da Bacia da Pampulha, “além da fundamental defesa da melhoria da educação pública”.

“Sua defesa intransigente pelo concurso público foi fundamental para renovação dos quadros do Tribunal e para a qualificação da nossa Unidade Técnica”, concluiu Ângelo. 

O conselheiro Agostinho Patrus destacou o convívio com Terrão no colegiado em pouco mais de um ano e meio de Tribunal. “A trajetória brilhante, irretocável do conselheiro, que foi, de passo a passo, com a sua capacidade, sua dedicação, com seu empenho, com seu trabalho, galgando novos passos na vida, enxergando horizontes cada vez mais distantes, até chegar aqui como conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais”.

Já o conselheiro substituto Adonias Monteiro lembrou a atuação do conselheiro no controle das políticas públicas na área da educação, destacando projetos e ações durante sua gestão como presidente do TCEMG. “Verifica-se que o conselheiro Claudio Terrão transformou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em um paradigma para o controle da execução das políticas públicas da área da Educação”. 

A procuradora do MPCMG, Maria Cecília Borges, enfatizou o “convívio de discussões consistentes, respeitosas e frutíferas para nossa atuação enquanto procuradores do Ministério Público de Contas”. Já a diretora da Secretaria da Primeira Câmara, Flávia Ávila, agradeceu “em nome dos servidores da Secretaria da Primeira Câmara, ao conselheiro Claudio Terrão, pelo período de convivência e grande aprendizado”.

Emocionado, o conselheiro Claudio Terrão agradeceu as palavras e o convívio com os colegas do colegiado. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar duas lições que carrega como aprendizado de vida. “Do carioca e sambista Paulinho da Viola, que, num verso de uma belíssima música, diz que quando ele pensa no futuro, ele não esquece do passado, e isso eu arreiguei na minha vida, no meu coração, sempre que penso no futuro, não esqueço do meu passado e, por isso, essa minha paixão tão viva pela educação, porque, sobretudo pela educação, eu cheguei aonde cheguei”. 

Para encerrar sua fala, Terrão lembrou do filósofo grego Epicuro, com a frase “as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”. O conselheiro Claudio Terrão se aposenta do TCEMG no final deste mês. Veja, abaixo, a sessão da Primeira Câmara e fotos da reunião.

IMG_4262

Fonte: TCE-MG