Pertencimento, comunicação eficaz e propósito. Esses foram três dos temas discutidos no encontro “Fortalecendo a gestão da Secretaria de Controle Externo com base nas necessidades da equipe”, iniciado na manhã desta terça-feira (29/10), no 8º andar do Edifício 5 de Outubro do Tribunal de Contas do Ceará. As palavras-chave guiaram as palestras do dia, contribuindo para a construção e o aprimoramento das habilidades dos líderes do setor.
O encontro é uma realização da Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE Ceará, fruto do evento Secex Viva, que ocorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro deste ano. Naquela oportunidade, cerca de 150 servidores pontuaram sugestões de melhorias e necessidades de desenvolvimento no setor. Nesta fase, o evento foi direcionado aos gestores da Secretaria. A assessora da Presidência, Luciana Queiroz, apresentou um panorama dos resultados obtidos durante o evento e os desafios da gestão.
De acordo com o presidente da Corte, Rholden Queiroz, a iniciativa está alinhada aos pilares de gestão do TCE Ceará. “No Secex Viva surgiu a necessidade de preparar os gestores da secretaria para um melhor diálogo junto aos seus colaboradores. Um diálogo com escuta e troca de informações para que os objetivos da Secex e do Tribunal fluam, com a conexão entre a equipe convertendo-se em entrega de resultados.”
Ainda sobre os frutos do Secex Viva, o secretário de Controle Externo, Marcel Albuquerque, destacou que essas iniciativas de aprimoramento foram planejadas pelo setor em conjunto com a Presidência e o Instituto Plácido Castelo (IPC). “O objetivo é desenvolver nossas habilidades em liderança, e estamos buscando, por meio desses encontros, aperfeiçoar nossas competências.”
A primeira palestra foi ministrada pelo diretor-geral do IPC, Luis Eduardo Menezes, que abordou as habilidades comportamentais. “A ideia é que possamos compartilhar com os líderes da Secex experiências em habilidades técnicas e comportamentais. As técnicas nós já possuímos; é aquilo que trabalhamos na nossa rotina. A proposta é que desenvolvamos os comportamentos, como comunicação, negociação de conflitos, relação interpessoal, tudo isso que precisa estar incorporado ao dia a dia dos líderes.”
O diretor-geral do IPC também ressaltou que é necessário integrar a equipe ao propósito do serviço público, promover um clima de trabalho positivo e estar atento aos cuidados com saúde mental da equipe, atuando com presença ativa e escuta às necessidades individuais e coletivas.
“Os impactos da comunicação na organização pública, elementos essenciais para uma comunicação assertiva, e a cultura de feedback e gestão das relações” foram os temas compartilhados pelo palestrante Romulo Rosa. Ele destacou a importância de construir uma boa relação com a equipe para promover uma sensação de pertencimento e integração. “Um ambiente saudável é um local seguro, em que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões, expor problemas e sugerir ideias.”
O palestrante destacou em sua fala as principais características de um bom líder. “É preciso, primeiramente, que o líder goste de estar perto de pessoas. É necessário desenvolver um alto grau de empatia, cuidar e ter atenção com a equipe. A partir da demonstração de interesse e da comunicação, com respeito e clareza, as pessoas vão se sentir mais à vontade para nutrir essa relação.”
Após as palestras, o facilitador Lucas Jackson conduziu dinâmicas com os participantes, com o propósito de gerar debates e partilhas de informações e experiências entre os gestores.
Para a diretora de Contas de Gestão III, Tathiane Lima, a iniciativa é muito oportuna para fomentar suas habilidades técnicas e comportamentais. “Participei do Secex Viva, apontando sugestões para os gestores e melhorias para a Secex. Hoje estou do outro lado, pois assumi a diretoria há pouco mais de um mês. É muito interessante ver o que foi pontuado e o que eu posso, nessa nova fase, contribuir para o trabalho da secretaria.”
Fonte: TCE-CE