O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) apresentou, na manhã desta quarta-feira, o novo Sistema de Gestão de Projetos Estratégicos – ATENA, que substitui o Channel. A capacitação, realizada na sala de treinamento da Escola de Contas, foi ministrada pelo diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Vinicius Toscano, com o apoio da Diretoria de Planejamento, Gestão e Governança (DPG), e direcionada a gerentes e responsáveis por ações e projetos do Plano Diretor 2023/2024.
De acordo com Ricardo Barbosa Vilaça, diretor da DPG, o sistema ATENA é mais simples e prático, permitindo a inclusão e o monitoramento das ações estratégicas com maior facilidade e agilidade. Além disso, oferece uma interface mais amigável que o Channel, com a geração de painéis de BI e relatórios gerenciais, otimizando o uso do sistema.
“O ATENA foi customizado pela DTI em parceria com a DPG a partir do software Redmine, uma plataforma gratuita e de código aberto para gerenciamento de projetos, o que resultará em uma economia anual de cerca de R$ 50 mil para o TCE”, explicou Ricardo.
A capacitação, que reuniu 40 representantes de diversos setores, teve como objetivo apresentar o novo sistema e orientar sobre seu uso, especialmente em relação à alimentação de dados para o encerramento do ciclo.