A possibilidade de automação de projetos técnicos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) esteve em pauta durante reunião realizada nesta segunda-feira (03). A medida, que vem sendo tratada internamente desde 2024, resultou na proposta de, a partir do Sistema Avalia e com o uso de ferramentas de programação, fornecer uma solução inovadora para aprimorar a captação, análise e visualização de dados relacionados aos levantamentos nacionais realizados no âmbito da entidade.
Participaram da reunião o presidente da Atricon, Edilson Silva, técnicos da área da informática no Sistema Tribunais de Contas, como o secretário de Tecnologia da Informação de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Hugo Viana, e integrantes da equipe de gestão da Associação.
A proposta apresentada durante o encontro inclui dois blocos de ações, sendo o primeiro com vistas a implementar sistema próprio para aplicação e armazenamento de dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). O segundo tem por objetivo consolidar e possibilitar o uso de dados resultantes das auditorias coordenadas, tendo ainda a possibilidade de avançar para as pesquisas-diagnósticos que são rotineiramente realizadas pelo controle externo.
Com a iniciativa, o “Radar da Atricon”, que hoje contempla apenas a área da transparência, poderá ser ampliado para outros módulos temáticos, como o próprio MMD-TC, e áreas como educação, saúde, segurança e previdência, conforme os trabalhos forem realizados.
Ao avaliar a ideia, o presidente da Atricon externou sua intenção de modernizar a Atricon através da aplicação de novos sistemas em diversas áreas da administração, “É muito importante fazermos o uso da tecnologia com inovação para o atendimento das nossas necessidades e a satisfação dos nossos associados”, afirmou Edilson Silva.
O próximo passo agora é levar a proposta para uma reunião de diretoria que ainda será convocada para deliberar sobre o tema, bem como definir prioridades e o cronograma.