O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e os vice-presidentes de Relações Jurídico-Institucionais, Carlos Neves, e de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos, João Antônio da Silva Filho, participaram de reunião, nesta terça-feira (4), com o recém-empossado presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), conselheiro Domingos Dissei, e o vice-presidente da Casa, conselheiro Ricardo Torres. No encontro foram abordadas iniciativas de atuação da Atricon em dar visibilidade às metodologias desenvolvidas por Tribunais de Contas de todo o Brasil, que resultam em economias efetivas aos cofres públicos.
Ao tratarem sobre exemplos de atuação financeira sustentável, os participantes discutiram detalhes sobre a importância da troca de experiências e boas práticas entre os tribunais de contas de todo o país.. Ricardo Torres mencionou o quanto o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), do qual participou ao longo do último ano, é eficaz para a troca de ferramentas e procedimentos que aperfeiçoam o controle externo.
O presidente do TCM-SP, Domingos Dissei, destacou que todo o esforço de desenvolver e disseminar boas práticas passa pelo uso de tecnologias, sobretudo as de Inteligência Artificial, nos trabalhos de auditoria: “Só com o uso de Inteligência Artificial conseguimos chegar no detalhe”, comentou, ao citar casos de economia real proveniente de cálculos precisos executados em fiscalização de editais de grandes obras.
A reunião abordou, ainda, informações sobre a organização do 3º Laboratório de Boas Práticas, que será realizado pela Atricon em maio deste ano. Ainda que as negociações tenham iniciado já no ano passado com o TCM-SP, Dissei sublinhou o quanto é adequado compartilhar com o TCE-SP o papel de anfitrião, uma vez que se trata de um evento de grande impacto que atrai e influencia centenas de servidores de controle externo de todo o Brasil.
Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Presidência do TCM-SP, Rubens Chammas, e o auditor de controle externo do TCM-SP e representante da Casa na Atricon, Lívio Fornazieri.
Fonte: TCM-SP com alterações