Na manhã da terça-feira (15/04), o diretor da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo, Rodrigo Marzano, representou o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais na outorga da Medalha Pan-Americana ao TCEMG pela iniciativa do Programa Lupa de Minas, “aplicativo que permite o acesso do cidadão às informações sobre as receitas e despesas declaradas pelo gestor municipal ao Tribunal, permitindo o controle social da administração pública”.
A concessão da medalha é uma deliberação do Conselho Consultivo do Fórum Pan-americano da Inovação, maior honraria voltada à inovação das Américas, e o evento, intitulado EXPO BH cidades Inteligentes, constitui o primeiro do segmento no estado de Minas Gerais, também pioneiro na América do Norte, e integra ecossistemas de inovação, governos, entidades e instituições de ensino superior. A pretensão é posicionar Belo Horizonte e Minas Gerais no roteiro dos maiores eventos de Inovação da América Latina.
Marzano agradeceu ao professor Gustavo Moreira, presidente e fundador do Fórum Pan Americano pela honraria, enfatizando que o Lupa de Minas coloca a tecnologia a serviço da cidadania, ao permitir que qualquer pessoa, selecionando seu município, tenha os dados, de um ano, na palma da mão para acessar as informações públicas de forma clara e concisa. “O programa transforma dados em uma ferramenta de participação, reflete a missão do Tribunal de Contas de promover uma gestão pública responsável, alinhada aos interesses da sociedade mineira”, ressaltou o diretor. “Esta medalha reconhece não apenas a inovação técnica mas o valor de empoderar o cidadão para fiscalizar e construir um futuro mais justo”, complementou.
O diretor da Escola de Contas ainda acrescentou que o Fórum internacional Pan Americano posiciona Belo Horizonte como referência das cidades inteligentes do mundo, tendo salientado o quanto a inovação pública está transformando as cidades. “A EXPO BH é espaço de oportunidades, de diálogo e de inovação”, concluiu.
Também participou do evento, que contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, a chefe de gabinete do presidente Durval Ângelo, Ana Carolina Bernardes, além de representantes do Executivo, do Legislativo, das universidades e do empresariado mineiro.
Fonte: TCE-MG