TCM-GO inicia a 15ª edição do Encontro Regional na Chapada dos Veadeiros

A abertura da série 2025 dos encontros regionais do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) aconteceu, nesta quinta-feira (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento foi realizado em Alto Paraíso de Goiás, localizado no coração da Chapada dos Veadeiros, área reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural pela sua importância na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

O TCM-GO, com a edição do Encontro Regional deste ano, visitará, ao todo, sete cidades. Além de Alto Paraíso de Goiás, serão sede dos encontros os municípios de Padre Bernardo (12/6), Caiapônia (17/6), Itumbiara (26/6), Cidade de Goiás (1/7), São Miguel do Araguaia (3/7) e Goiânia (13/8).
O Encontro Regional do TCMGO é um dos mais importantes eventos na área do controle e fiscalização da Administração Pública, já consolidado no estado de Goiás.

Com o tema central “Políticas Públicas: um olhar para a entrega de resultados”, o encontro propõe debater a gestão de políticas públicas e programas estratégicos a serem implementados nos municípios goianos.

O ano de 2025 representa para a gestão pública municipal, o início de mandato para os prefeitos e vereadores eleitos em outubro passado. Assim, a renovação dos gestores e da força de trabalho municipal exige atualização dos principais temas que tomarão boa parte do tempo da administração até 2028.

A programação do encontro aborda o planejamento, a gestão e o controle das políticas públicas que formaram o plano de governo dos prefeitos em suas campanhas. Além desses temas, outros programas são identificados como estratégicos para serem implementados nos municípios, tais como: acessibilidade, prestação de contas, primeira infância no PPA, principais situações administrativas da gestão de pessoas e fiscalização de compras e contratações.

Presentes no evento em Alto Paraíso, o presidente Joaquim de Castro (vice-presidente da Atricon), o conselheiro Humberto Aidar, diretor da 6ª Jurisdição do tribunal, o procurador-geral do MPC/TCMGO, Henrique Pandim, o procurador de Contas, José Gustavo Athayde e a equipe de técnicos do tribunal, responsável pelas orientações aos prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos, representantes dos 24 municípios situados na região Nordeste.

Ao abrir o encontro, o presidente Joaquim de Castro ressaltou a importância do evento, que tem por objetivo, segundo explicou, “conhecer a realidade da região e levar conhecimento aos gestores no sentido de cumprir as leis, mas que sejam em benefício da sociedade e ao mesmo tempo evitem problemas para os municípios”. Destacou os prefeitos que estão exercendo o mandato pela primeira vez, desejando uma feliz gestão, principalmente na atenção às leis municipais e nas orientações do Tribunal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCM-GO