Representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) conheceram, nesta terça-feira (21 de janeiro) a estrutura utilizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para a transmissão de suas sessões plenárias e na produção de conteúdo técnico para
a qualificação dos jurisdicionados. O TRT busca referências para implantar a transmissão das reuniões de julgamento e ampliar a divulgação de cursos de sua Escola Judicial na modalidade Ensino a Distância (EaD).
Visitaram o Tribunal de Contas o secretário-geral da Presidência do TRT, Vanderlei Crepaldi Peres; o coordenador da Escola Judicial, Lourival Barão Marques Filho; a servidora da unidade, Patrícia Dvorak; e o assessor de Comunicação, Marcos Tosi. O grupo foi recebido pelo diretor-geral, Angelo José Bizineli e, acompanhado por servidores da Diretoria de Comunicação Social, conheceu o sistema de transmissão das sessões plenárias e a estrutura de comunicação da Casa – instalada no Espaço Brasil Pinheiro Machado.
Bizineli destacou que é uma honra para o Tribunal de Contas paranaense ser considerado, hoje, um exemplo de transparência entre os órgãos públicos. O diretor-geral colocou a Casa à disposição do TRT para a troca de informações e o compartilhamento de boas práticas na área. “Planejamos investir cada vez mais em EaD e também na transmissão das sessões de julgamento e queremos aproveitar como referência a boa experiência do Tribunal de Contas”, destacou Marques Filho.
O TCE-PR transmite suas sessões plenárias desde 17 de janeiro de 2008. A veiculação das reuniões da Primeira e da Segunda Câmaras é feita, ao vivo, pela internet. A sessão do Tribunal Pleno é transmitida também pela TV Sinal, emissora da Assembleia Legislativa do Paraná.
Na área de qualificação dos jurisdicionados, o Tribunal vem ampliando, nos últimos anos, o uso da modalidade EaD para a divulgação de cursos e seminários. Em novembro, firmou uma parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), para intensificar o uso desse instrumento de capacitação, que elimina custos com viagens tanto dos servidores do TCE que ministram os cursos quanto dos gestores públicos que os assistem.
Fonte: TCE/PR