A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participou, nesta segunda-feira (04), de reunião com a equipe do Instituto Equidade.Info. No encontro, a presidente Cláudia Costin e a diretora executiva Bianca Ferreira apresentaram a iniciativa, promovida pela Stanford Graduate School of Education, a integrantes da Comissão de Educação.
A atuação do Instituto tem por objetivo contribuir para a qualificação de dados relacionados à educação no Ensino Básico. Utilizando-se de metodologia executada e supervisionada por uma rede de professores universitários e acadêmicos, são realizadas entrevistas periódicas em uma amostra de escolas brasileiras, criteriosamente elaborada com a finalidade de representar o conjunto de escolas do país. O trabalho disponibiliza uma ferramenta flexível de escuta de alunos, professores e gestores, oportunizando o levantamento de subsídios para a atuação em variados temas nas políticas públicas em educação. “A frequência de aplicação da coleta de dados permite que tenhamos não apenas a foto, mas também o filme”, informou Cláudia Costin.
O coordenador da Comissão de Educação da Atricon, Cezar Miola, destacou que o projeto será objeto de análise na entidade. “Os números mostram que o acompanhamento formal em auditorias de conformidade não é suficiente. A escuta dos diversos agentes envolvidos nas políticas de educação e as diversas parcerias contribuem fortemente para uma maior efetividade à atividade de controle externo”.