Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça
O Tribunal de Contas do Estado do Pará realizou o Primeiro Ciclo Formativo de Letramento Racial de 2026, iniciativa voltada à promoção da equidade racial e ao fortalecimento de práticas antirracistas no âmbito das instituições públicas.
O ciclo formativo reuniu servidores de instituições do sistema de Justiça e de controle. A programação contou com a palestra da professora doutora da Universidade de São Paulo e servidora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Eunice Prudente.
Durante sua participação, a professora destacou a importância do compromisso institucional assumido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará sobre o tema.
A palestrante também abordou o histórico do racismo contra negros e povos indígenas no Brasil desde o período colonial, além da mobilização da sociedade contra as desigualdades e da promulgação da Constituição Federal de 1988, que criminalizou o racismo pela primeira vez no país.
A secretária da Escola de Contas do TCE paraense, Maria do Carmo Sousa, ressaltou a importância da ação para a construção de políticas públicas mais inclusivas e igualitárias.
O Primeiro Ciclo Formativo de Letramento Racial de 2026 integra as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará no âmbito do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, iniciativa que reúne diferentes instituições para fomentar debates, reflexões e práticas antirracistas.