A convite da diretora de exploração e produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Edilson Silva, visitou, nesta segunda-feira (25), a Plataforma P-71. A unidade é referência na exploração de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos.
Distante 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a P-71 é do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência) e é a única plataforma de produção instalada em Itapu. “A Petrobras é um orgulho para o Brasil e trabalha com as tecnologias mais avançadas na exploração de petróleo. Agradeço a oportunidade e parabenizo todos os funcionários desta estatal que garantem as operações de todas as unidades exploratórias”. afirmou Edilson Silva.
Plataforma P-71
A P-71 é o sexto FPSO do tipo replicante instalado na Bacia de Santos. Os replicantes são caracterizados por um projeto de engenharia padronizado, com alta capacidade de produção. Além disso, contam com tecnologias avançadas para a redução de emissões de gases de efeito estufa como, por exemplo, o chamado FGRS (“Flare Gas Recovery System”), usado para aproveitar o gás gerado no processo de produção e diminuir a sua queima e liberação na atmosfera.
Em novembro de 2023, a Plataforma P-71 atingiu a sua produção máxima de 150 mil barris de óleo por dia, menos de um ano após entrar em operação, em dezembro de 2022.
>> Veja vídeos da visita no instagram do presidente Edilson Silva.