Os Tribunais de Contas no Brasil têm a função de fiscalizar e controlar as contas públicas dos entes federativos, visando o correto uso dos recursos e o combate à corrupção. Ao evitar uma irregularidade, por exemplo, as ações dos TCs geram benefícios que muitas vezes podem ser quantificados.
Com o objetivo de trazer conhecimentos técnicos e práticos para que agentes do controle externo consigam mensurar os resultados produzidos pela sua atuação, foi lançado o curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”, que está com inscrições abertas e acontecerá no Rio de Janeiro entre 4 e 6 de setembro.
A atividade é direcionada a Conselheiros, Conselheiros-substitutos, Procuradores de Contas, Secretários de Controle Externo e técnicos da área de tecnologia da Informação.
O curso é baseado na metodologia do Manual de Quantificação de Benefícios editado pela Atricon, e vai trazer exemplos de experiências do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro e de outras iniciativas. No boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, o Presidente do TCMRio, Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, fala sobre a credibilidade da iniciativa.
Espera-se que após o curso, os participantes estejam aptos a aferir o nível de efetividade dos Tribunais de Contas; identificar subsídios para a tomada de decisões estratégicas; e demonstrar à sociedade os efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente.