Aberto 3º CONACON na sede do TCE-PE

O presidente Fábio Nogueira participou da cerimônia de abertura do 3° Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (CONACON), na manhã desta segunda-feira (12), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. A solenidade foi seguida de uma palestra magna, proferida pelo ministro Benjamin Zymler (TCU). O evento é uma promoção da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), com o apoio institucional do TCE-PE.

Na sequência, houve um debate acerca do tema da palestra do ministro Benjamin Zymler – ‘O Papel da Auditoria de Controle Externo nos 30 anos de Constituição Democrática’ -, com intervenções do presidente Fábio Nogueira; Ismar Viana, Diretor Jurídico da ANTC; Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador do MP de Contas junto ao TCU e Presidente da AMPCON; Marcos Benquerer, Ministro substituto do TCU e Presidente da AUDICON; e Francisco José Gominho Rosa, Presidente da ANTC.

Em sua participação, o presidente Fábio Nogueira discorreu acerca do aprimoramento ao qual o Sistema Tribunais de Contas vem dedicando esforços. Ele ressaltou a imperiosa participação dos Auditores de Controle Externo nas equipes técnicas do Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC), que tem sido a principal ferramenta de propulsão da efetivação das ações dos TCs. “No modelo de controle externo moderno, que adotamos, as equipes de auditoria exercem trabalho fundamental. São ações tempestivas, concomitantes, preventivas, que produzem a qualificação das despesas e geram resultados na governança dos recursos públicos”, ressaltou.

O Diretor Jurídico da ANTC, Ismar Viana, presidente da Comissão Organizadora, disse que o evento foi formatado para promover discussões e reflexões que possam contribuir com o aperfeiçoamento e a padronização do funcionamento dos 33 Tribunais de Contas do Brasil.

O 3º CONACON se estende até o dia 14 de novembro. Confirma a programação em: https://conacon2018.com.br/