Abertura da 1ª Conferência de Controle Externo do TCE-MG reúne 3.200 participantes

O maior evento de capacitação já realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais reuniu, nesta manhã de 18/4, 3.200 participantes no Expominas. Prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, representantes de entidades de classes, professores e estudiosos do tema lotaram o auditório 1 do Centro de Convenções.

A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Adriene Andrade, abriu oficialmente a 1ª Conferência de Controle Externo do TCEMG ressaltando que este “é o maior evento do gênero já acontecido no Brasil”. Destacou também a grande missão do Tribunal de Contas, responsável pela fiscalização de 3.332 jurisdicionados que, unidos, geram 85 bilhões de reais.

“Queremos os bons gestores como parceiros, pois o que buscamos é o resultado”, destacou a Presidente em seu pronunciamento. A Conselheira falou também sobre a importância da eficácia do controle externo para a melhoria da gestão pública e sobre o papel orientador do Tribunal de Contas, atuando na “prevenção antes do dano”. Enfatizou ainda, que o TCE, por meio de pesquisas em suas decisões, observou problemas em várias áreas de gestão e, a partir daí, selecionou os temas das palestras e oficinas que serão discutidos nos dois dias da Conferência.

GOVERNADOR

“Nunca vi esse espaço do Expominas tão cheio, aqui está toda Minas Gerais”. Com essas palavras, o Governador Antonio Anastasia iniciou o seu pronunciamento parabenizando a presidente do Tribunal de Contas pelo grande número de participantes no evento.

O Governador do Estado ressaltou a importância do debate sobre a eficácia da gestão pública e também falou sobre a mudança da visão do cidadão que passou a enxergar a política pública como um “valor” e que o grande desafio é transmitir às pessoas a ação governamental dedicada e eficiente. “Passamos a valorizar mais a gestão correta”, frisou.

Para ele, os serviços públicos passaram a ser mais importantes depois do fortalecimento da economia brasileira e a melhoria na gestão pública é fundamental para a obtenção de resultados concretos.  “Não adianta colocar recursos se não há uma gestão adequada. Do contrário, há uma fogueira de desperdícios”, destacou.

O Governador também relacionou a importante função orientadora do Tribunal de Contas com a Conferência de Controle Externo. “É fundamental que haja este trabalho de orientação, como nessa Conferência, para termos condições de auxiliar os municípios e evitar as punições”.

O Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, Matheus Cotta de Carvalho, falou sobre os projetos, ações e o funcionamento de sua instituição. “Temos um compromisso com os municípios mineiros”, garantiu.

O Ministro Substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, representando o Presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes, também abordou a relevância dos temas escolhidos pela Conferência para a capacitação dos gestores. “Encontros como este causam impacto significativo no nosso agir, expandindo a nossa visão sobre o tema da gestão pública”, pontuou.

A 1ª Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais” tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, Caixa Econômica Federal, Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais – Fecomércio, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae e do Banco BMG. Também conta com o apoio da Editora Del Rey, Editora Fórum, Fundação Dom Cabral, Associação Mineira de Municípios – AMM e da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Asscontas).

Leave a Reply