Abertura do 10º Coninter tem participação da Atricon

10CONINTER (5)O conselheiro Valdecir Pascoal, presidente da Atricon e do TCE-PE, participou na manhã desta quinta-feira, 09, da solenidade de abertura do 10° CONINTER – Congresso Brasileiro de Controle Interno e Externo, que acontece no Rio de Janeiro.

O Congresso, promovido pela Jam Jurídica, tem por objetivo capacitar os servidores e gestores que atuam nas áreas do Controle Interno, Controle Externo, Contábil, Planejamento, Licitações e Contratos, bem como fornecer informações atualizadas sobre procedimentos administrativos que garantam maior agilidade, eficiência, eficácia e segurança na execução e no desenvolvimento das atividades de controle.

O presidente Valdecir Pascoal parabenizou os organizadores do evento, fez uma saudação especial ao conselheiro Thiers Montebello, presidente do TCM-RJ, por tudo que ele representa para o sistema de controle externo brasileiro, e em seguida falou dos desafios que os órgãos de controle enfrentam, diante do atual momento político e econômico do Brasil. “Os órgãos de controle estão fazendo um bom papel no combate à corrupção. Precisam, contudo, e  cada vez mais, atuarem de forma harmônica e integrada. Mas entendemos que a grande vacina contra a corrupção e a ineficiência é a  educação de qualidade. Uma educação de qualidade gera cidadão de qualidade, gestores, julgadores, profissionais liberais, empresários e servidores públicos  de qualidade”, disse o presidente.

Recentemente a Atricon elaborou um documento, enviado à Presidência da República e ao Congresso Nacional, contendo 15 medidas para tornar mais efetivo o combate à corrupção. Entre as sugestões apresentadas estão tornar a corrupção crime hediondo, realizar a reforma política e alterar a Lei da Ficha Limpa, para estabelecer como hipótese de inelegibilidade a não aplicação pelos gestores públicos dos valores constitucionais mínimos em saúde e educação.

O 10º CONINTER reúne Controladores, Prefeitos, Vereadores, Secretários, Conselheiros, Gestores Públicos, Servidores da Área de Planejamento, Orçamento, Financeira e Contábil, Auditores, Técnicos e Analistas de Controle Externo, Ordenadores de Despesas, Assessores Jurídicos e Membros de Comissão de Licitação. O evento se encerra nesta sexta-feira, 10.