O Sistema de Gestão de Energia do Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu a Certificação ABNT NBR ISO 50001:2011. Foram instituídas ações para dar cumprimento à Política de Eficiência Energética instituída com o propósito de contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável. No ano de 2014 alcançou 5% de redução no consumo de energia o que corresponde a 137.280 kw/h com o programa de troca de lampadas flouorescente por LED. A meta para 2015 é chegar à redução de 10% no consumo. Ao todo foram trocadas 4.500 lâmpadas, sendo investidos R$ 270 mil.
De acordo com o presidente da instituição, conselheiro Waldir Júlio Teis, “trata do reconhecimento do compromisso constante da instituição com a qualidade e sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente”.
Para melhorar as práticas de Gestão Energética, foram incorporadas as seguintes ações: Substituição de lâmpadas de alto consumo de energia por lâmpadas econômicas (lâmpadas de LED); Sensor de presença; Adequação da cabine de força (Grupo Gerador) do Prédio Administrativo, visando atender às exigências da concessionária de energia; Levantamento das necessidades de substituição dos aparelhos condicionadores de ar antigos, por novos com selo PROCEL; Gerenciamento e monitoramento da rede elétrica, incluindo a manutenção do sistema de geração de energia do TCE (Gerador), entre outras ações.
Os trabalhos para a implantação do processo de certificação iniciaram-se no 2º semestre de 2014, com a instituição da Comissão do Sistema de Gestão de Energia pela Portaria nº 130/2014. Afim de enfrentar esse desafio, o TCE-MT, aplicou programas de eficiência energética, promoção e adoção contínua de inovações tecnológicas em seus edifícios e instalações, sem redução de seus padrões de qualidade e da segurança no funcionamento.
Para o processo de Certificação do Sistema de Gestão Energia-SGI, o secretário Geral da Presidência, Emanoel Gomes Bezerra Júnior (Representante da Direção – RD), explica que foi realizada a Auditoria Externa pela ABNT, para assim, verificar a implantação do Sistema, conforme a Norma NBR ISO 50001:2011. O objetivo da Norma, é a redução de custos com energia e emissão de gás de efeito estufa, bem como outros impactos ambientais relacionados.
Antes de submeter o TCE-MT à avaliação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, foi realizada em janeiro de 2015, a Reunião de Análise Crítica pela Alta Direção com o objetivo de verificar a conformidade do Sistema de Gestão de Energia com a Política de Eficiência Energética, os objetivos, metas e avaliar o desempenho do TCE-MT, no âmbito da gestão de energia. A Política Energética é o documento que declara o comprometimento do TCE-MT para atingir melhoria do desempenho energético em suas instalações, conscientização de seus colaboradores e a contribuição para o desenvolvimento sustentável. A reunião contou a presença do presidente do TCE-MT, Waldir Júlio Teis, do secretário Geral da Presidência, Emanoel Gomes Bezerra Júnior – RD e representantes do Sistema de Gestão de Energia – SGI e do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.
Dessa forma, após o cumprimento dos requisitos legais, em 13/02/2015 foi concedido ao TCE-MT, o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão de Energia, pela ABNT- Associação Brasileria de Normas Técnicas, sendo o TCE-MT o primeiro Tribunal de Contas do país a obter tal Certificação.