TCE-ES e Ibraop buscam padronização das auditorias de obras públicas

O presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner, recebeu técnicos de vários Tribunais de Contas entre os dias 2 e 6 de março, que se reuniram com Reunião_Ibraop_TCE-ESauditores capixabas para dar continuidade aos trabalhos de elaboração de procedimentos de auditoria de obras públicas e de sistema modelo de controle de obras.
Taufner destacou a importância do intercâmbio promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditorias de Obras Públicas (Ibaop) para debater questões polêmicas de obras públicas, especialmente com relação à determinação de preços, consideradas as características regionais, para auxiliar no julgamento das contas.
Os visitantes pertencem às áreas de edificações, obras rodoviárias e de sistema de obras de seus respectivos Tribunais de Contas. São eles Elcy Pessoa Júnior (TCE-PE), Alisson Matje e Pedro Jorge Rocha Oliveira (TCE-SC), Pedro Paulo Piovesan de Farias (TCE-PR) e Adriana Cuoco Portugal (TC-DF). Estão acompanhados da presidente do Ibraop, Narda Consuelo Vitório (TCE-MT).
Segundo Narda Consuelo, esta é a primeira de uma série de seis reuniões programadas para este ano em Tribunais (por ordem, TCE-CE, TCE-MT, TCE-GO, TCM-PA e TC-DF), todas destinadas ao estudo para padronizar e uniformizar os procedimentos das auditorias de obras públicas.
Ela destacou que a falta de planejamento e a carência de mão de obra, técnica e especializada, resultam da falta de investimento para desenvolver área tão importante quanto a das obras públicas. A busca de uniformização foi priorizada no ano passado.