“Precisamos acompanhar os passos da contemporaneidade, com o uso de tecnologias educacionais, intensificando as práticas do controle social”. A fala é da diretora executiva da Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), Hilária Barreto, durante edição da Quinta com Debate, neste dia 29/7. Em sua fala, a representante detalhou ações na Corte de Contas para a formação do gestor público no Ceará.
“Enquanto Escola, temos uma responsabilidade. Cada vez mais alargamos nossas costas para qualificar melhor, de uma forma mais eficiente e assertiva com relação às necessidades do aperfeiçoamento, principalmente do gestor público”, destacou. O evento é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e abordou o tema “A importância da formação do gestor público para o desenvolvimento municipal”.
O evento pode ser conferido, na íntegra, no canal oficial da Aprece no YouTube.Hilária Barreto citou, ainda, as atribuições das Escolas de Contas. A Nova Lei de Licitações e Contratos, por exemplo, traz textualmente a responsabilidade das Escolas em aperfeiçoar e capacitar os Entes da Administração Pública, especificamente na área de contratos e licitações. A representante também detalhou o que diz a própria Constituição Federal e qual a importância do acompanhamento dessas demandas.
“Isso provoca uma corrida frenética da atuação das Escolas de Contas para trazer seminários, debates, toda essa parte de capacitação para o servidor público. Acho que as Escolas de Governo estão fazendo isso, dentro de suas realidades. Hoje, nos requer uma metodologia bem inovadora diante da realidade que chegou e vai ficar, do ensino a distância”, detalhou, durante apresentação.
Eventos
Durante a pandemia de Covid-19, a Escola de Contas Instituto Plácido Castelo promoveu uma série de iniciativas de formação a distância. Entre elas, a série de Webinar sobre a Nova Lei de Licitações. Os eventos são transmitidos pelo canal do IPC no YouTube, com espaço para perguntas e interação dos espectadores. Os seminários são uma iniciativa pedagógica para orientar e capacitar gestores e sociedade.
Além disso, o IPC fomentou, junto com a Universidade de São Paulo, a especialização em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)”. “A Escola de Contas inovou, com alguns programas, com cronogramas sistemáticos das nossas capacitações, implantamos o nosso Laboratório de Inovação em controle, persistimos com o programa Agente de Controle”, destacou Hilária Barreto.
Quinta com Debate
Além da representante do TCE Ceará, estiveram presentes no encontro virtual o diretor de Educação Executiva da (Escola Nacional de Administração Pública) ENAP, Rodrigo Lima, e a assessora técnica da Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos na ENAP, Isadora Lacava. A coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece, Helderiza Queiroz, ficou responsável por mediar e apresentar o debate.
O evento é uma iniciativa da Aprece que aborda, todas as quintas-feiras, temas de grande relevância aos municípios cearenses. O objetivo inicial da ação era capacitar gestores e agentes públicos, bem como a sociedade, durante o período de isolamento social necessário por conta da Covid-19. Por conta de sua relevância, no entanto, se efetivou como uma política de educação continuada da entidade.
A Quinta Com Debate conta com uma rede composta pela equipe técnica da Aprece e outras instituições e parceiros, que apoiam a entidade nas ações de capacitação desenvolvidas. Durante o evento, os participantes têm acesso à abertura, com orientações gerais do evento; apresentações individuais dos convidados; perguntas e respostas, com interação dos ouvintes; considerações finais e encerramento da mesa.