Acordo entre CGE e TCE-GO fortalece controles externo e interno em Goiás

Órgãos responsáveis pela fiscalização da administração pública no Estado de Goiás vão juntar forças para maior efetividade de suas ações

Conselheiro Celmar Rech e secretário da CGE, Henrique Ziller, assinam acordo.

O Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral do Estado firmaram na manhã de hoje (26/nov) termo de cooperação para o compartilhamento de sistemas de informação, bases de dados e cooperação técnico-operacional para garantir maior efetividade de suas ações. O acordo, assinado pelo presidente do TCE-GO, conselheiro Celmar Rech, e pelo secretário da CGE, Henrique Ziller, vai permitir a integração entre as instituições de controle externo e interno, que vai trazer, dentre outros benefícios, a realização de ações conjuntas de fiscalização, fortalecendo a atuação de ambos, cada um com suas competências.

Segundo o secretário de Controle Externo do TCE-GO, Vitor Gobato, o acordo vai evitar em muitos casos o retrabalho de fiscalização e possibilitar a otimização de recursos, resultando na diminuição de gastos e permitindo que as duas partes possam automatizar rotinas e procedimentos.

O TCE-GO e a CGE desenvolverão ações conjuntas e articuladas para a troca de informações de maneira ágil e sistemática, com o compartilhamento de dados e documentos, observadas as políticas de segurança de cada instituição. Também estão previstos cruzamentos de dados relacionados às ações de controle e gestões de riscos, troca de experiências, treinamento de pessoal e transferência mútua de tecnologias.

Para tanto, serão disponibilizados os sistemas informatizados e os conhecimentos utilizados na sua construção, capacitação de técnicos, intercâmbio de informações, estudos e pesquisas de interesse comum. Dentre as ferramentas a serem compartilhadas estão o Sistema de Gestão de Auditorias e Trilhas (SGA), da Controladoria, e o Sistema de Painéis e Relatórios, do TCE-GO.

Também faz parte da cooperação técnica a capacitação e a transferência da metodologia de gestão de riscos e demais eixos do programa de compliance público já em implantação no Poder Executivo estadual pela CGE-GO.

O compartilhamento de experiências será realizado mediante projetos e atividades de interesses comuns, inclusive por meio de capacitações.

Diretoria de Comunicação Social – Tribunal de Contas do Estado de Goiás