TCE-AM lança 1º aplicativo institucional

Para aproximar a população da Corte de Contas amazonense, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) lançou nesta terça-feira (26), durante a 40ª sessão ordinária, o 1º aplicativo institucional do TCE-AM, que já pode ser baixado na versão IOS e Android.

Com o app, o TCE passa a “palma da mão” de qualquer cidadão, que poderá acessar as informações do Tribunal em tempo real. Idealizado pela presidente do Tribunal, conselheira Yara Lins dos Santos, O aplicativo foi integralmente desenvolvido por técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) da Corte de Contas.

“Dotamos o Tribunal do que há de mais moderno atualmente para garantir a transparência, o correto acesso ao cidadão e mais eficiência na fiscalização dos recursos. Com o aplicativo, aproximamos ainda mais a população de nossas ações já que agora, qualquer cidadão com smartphone poderá acompanhar nossas atividades e entrar em contato com o TCE”, afirmou a presidente da Corte de Contas, Yara Lins dos Santos.

TCE na palma da mão —  De acordo com o diretor da Ditin, Allan Bezerra, o projeto de desenvolvimento do aplicativo seguiu a metodologia e os procedimentos mais modernos de engenharia de software, permitindo a entrega do app dentro dos padrões internacionais de projetos de software e segurança.

O responsável pelo projeto técnico do aplicativo, servidor Diego de Freitas Nascimento, explicou que nesta primeira versão o app traz funcionalidades a partir das principais demandas de informações ao TCE-AM.

No aplicativo, o cidadão terá acesso a notícias, videos das sessões e pautas, publicações do DOE e algumas informações institucionais. Posteriormente, novas funções serão adicionadas ao APP.

“A ideia é evolutiva. Nessa primeira versão lançamos algumas funcionalidades relevantes para não deixar o aplicativo carregado e, em versões futuras, vamos aprimorar as funcionalidades e, até mesmo acrescentar novas sempre com o objetivo de aproximar a sociedade do Tribunal”, explicou o servidor Diego de Freitas Nascimento.

O aplicativo já pode ser encontrado nas lojas da Apple e Android por meio da busca pelo termo “TCE AM”.

“Sou Eco” — O APP TCE-AM é o segundo aplicativo lançado pelo Tribunal de Contas do Amazonas este ano. Em outubro passado, durante o 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas o Tribunal lançou o “Sou Eco”, que possibilita aos cidadãos o encaminhamentos denúncias de crimes ambientais ou sobre a má prestação de serviços públicos diretamente ao Tribunal com fotos e possibilidade de georreferenciamento.

….

Aplicativo publicado na Loja de Aplicativos da Apple

https://apps.apple.com/br/app/tce-am/id1488474847

Aplicativo publicado na Loja de Aplicativos do Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=tce.am.gov.app_tce_am

Texto: Camila Carvalho