A Atricon estendeu, por mais dois anos, o acordo com a Transparência Internacional Brasil (TI Brasil) e com o Instituto Arapyaú, que agora dá lugar ao Instituto MapBiomas, para possibilitar, entre outras iniciativas, o acesso dos órgãos de controle aos dados disponibilizados na plataforma Mapbiomas. Este é o primeiro aditamento do Acordo de Cooperação Técnica assinado em setembro de 2022. Caso haja interesse entre as partes, o contrato poderá passar por novas renovações.
O acordo possibilita o intercâmbio de informações sobre a cobertura vegetal e o uso da terra no Brasil, o compartilhamento de conhecimento e de experiências, além de ferramentas e metodologias de interesse estratégico para promover a proteção, conservação, recuperação e o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros. O documento também estabelece a realização de capacitações, estudos e pesquisas.
Para o presidente da Atricon, Cezar Miola, “a renovação desta parceria só reforça a importância do acordo para os Tribunais de Contas, que, a partir dele, contam com o acesso facilitado a informações relevantes que os permitem atuar na prevenção de danos”.
Mapbiomas
Criada em 2015, a partir de uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, ela mapeia a cobertura e uso da terra com dados a partir de 1985. A equipe também elabora relatórios de desmatamento no Brasil desde janeiro de 2019, por meio do MapBiomas Alerta.
Acompanhe a Atricon
Site: www.atricon.org.br/
Instagram: www.instagram.com/atricon_oficial/
Twitter: www.twitter.com/atricon
Linkedin: www.linkedin.com/atricon-oficial/
Flickr: www.flickr.com/photos/atricon/albums