Atricon apresenta projetos ao BID

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e o vice-presidente de Relações Institucionais da entidade, Cezar Miola, foram recebidos pelo especialista em gestão financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Juan Carlos Lazo, na sede da organização financeira, em Brasília, na última quarta-feira (14). No encontro, foram apresentadas ações desenvolvidas pela Atricon, como o Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC), uma ferramenta para avaliar e aprimorar a atuação dos TCs brasileiros; o Programa Nacional de Transparência Pública, e a pesquisa de opinião para avaliar a atuação dos órgãos de controle.

Em 2025, o BID apoiou duas iniciativas da Atricon na área da comunicação, o Reporta+ e o Comunica, desenvolvidos em parceria com a Abraji e a FSB Holding. De acordo com Lazo, os projetos são iniciativas inéditas dentro da organização e que trouxeram bons resultados.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, agradeceu o apoio do BID e destacou que as ações vão ao encontro de necessidades identificadas pela pesquisa de opinião na área da comunicação e do controle social. “Precisamos nos comunicar com todos os nossos públicos, desde os mais diretos, que tem familiaridade com a nossa atuação e com aqueles que ainda nos desconhecem. E esse é um grande desafio”, disse.

Na ocasião, o vice-presidente de Relações Institucionais, Cezar Miola, apresentou três novos projetos voltados a aperfeiçoar áreas que necessitam de atenção a partir dos resultados da pesquisa de opinião. Os projetos +Simples e Escuta Cidadã, desenhados pela FSB Comunicação, e o Reporta+ Escolas, idealizado pela Abraji, têm entre as suas ações, capacitações e dinâmicas de aprendizados para equipes dos Tribunais de Contas e para estudantes do Ensino Médio.

Nos próximos dias, uma nova reunião deve ser agendada para apresentação da metodologia do MMD-TC à integrantes do BID da área governamental. Acompanharam o encontro, a assessora da VPRI da Atricon, Priscila Oliveira, e a assessora parlamentar da entidade, Larissa Souza.