Atricon atesta avanço no desempenho do TCM-PA

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) apresentou avanço bastante significativo no projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Em recente visita ao Tribunal, a Comissão de Garantia da ATRICON atestou que o TCM-PA alcançou a média de 42%, o que representa um crescimento de 14% em relação à medição anterior, que chegou a 28%.

Segundo o presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, o resultado é altamente positivo, e se deve, em grande parte, “ao esforço e dedicação do quadro funcional do Tribunal, que é altamente capacitado. O objetivo é melhorar, ainda mais, a qualidade do trabalho realizado, para que o Tribunal possa oferecer melhores resultados à sociedade”, destacou Lavareda.

BOAS PRÁTICAS

“A Comissão da ATRICON teceu elogios ao trabalho que estamos desenvolvendo. E destacou dois exemplos, que classificaram como boas práticas, que serão recomendados para os demais Tribunais de Contas: o TAG da Transparência e a Semana de Ética. Por sinal, a Semana de Ética foi instituída por mim quando desempenhei a função de Corregedor, na gestão passada”, comentou o presidente do TCM-PA.

O TCM-PA apresentou avanços em vários setores, com destaque para o Planejamento Estratégico, o Código de Ética para membros e servidores, a Corregedoria, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão de Pessoas, Informações Estratégicas para o Controle Externo, Desenvolvimento Local, Fundamentos da Auditoria Operacional, Fiscalização de Obras Públicas e Ouvidoria.

A Comissão de Garantia da ATRICON, composta pelo conselheiro Marcus Vinicius Presídio (TCE-BA), conselheiro Substituto Cláudio Canha (TCE-PR) e pelos técnicos Henrique Santos Filho (TCE-BA) e Marta Oliveira Coelho (TCE-PI), realizou o trabalho de validação do desempenho do TCM-PA, no período de 20 a 22/09.