Em reunião virtual realizada na última sexta-feira (18), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) conheceu as funcionalidades da plataforma de serviços digitais Conecta-TCU, desenvolvida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com diversos órgãos e entidades.
A ferramenta tem o propósito de facilitar, simplificar e favorecer o envio e o acompanhamento de documentos junto ao TCU, bem como o acesso e consulta a processos e o fluxo de comunicações processuais.
De acordo com o secretário de Apoio à Gestão de Processos do TCU, Mauro Giacobbo, o uso da plataforma permite reduzir custos e simplificar procedimentos e controles ao eliminar uma série de intermediações tipicamente de protocolos físicos e de controles locais. “A intenção é facilitar o fluxo da informação nos dois sentidos, facilitar o acesso à todas as informações que temos no TCU”, afirmou.
Atualmente, quinze Tribunais de Contas já utilizam a plataforma. Na data de hoje, deu-se início a um processo de aproximação com a Atricon, com o objetivo de apresentar a ferramenta e formalizar a assinatura de um termo de cooperação. Esse acordo visa, além de consolidar o uso da plataforma pelos Tribunais já aderentes, estender sua implementação aos demais Tribunais que ainda não integram a iniciativa.
O uso do sistema requer, apenas, manifestação inicial de interesse em aderir e algumas informações para cadastramento, configuração da plataforma, e indicação de pessoas a serem autorizadas para utilização dos serviços e acesso às informações disponibilizadas.
Como entusiasta da inovação tecnológica no controle externo, a Atricon se compromete a atuar ativamente na difusão e no incentivo ao uso da ferramenta, buscando engajar os Tribunais de Contas que ainda não aderiram à iniciativa, ampliando assim os benefícios para todo o sistema de controle externo.