O vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Carlos Ranna (TCE-ES), participou, nesta quinta-feira (20), do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, realizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília.
O vice-presidente destacou a importância do controle externo para a boa governança e o combate à corrupção, apresentando casos que ilustram os riscos da falta de controle, como desperdício de recursos públicos, má gestão e práticas corruptas. “Temos, aqui, a oportunidade de mostrar como o controle externo pode mitigar esses problemas, utilizando ferramentas adequadas para reduzir a corrupção, que ainda é um grande desafio no Brasil”, afirmou.
Carlos Ranna reforçou, também, a necessidade de maior transparência no Poder Legislativo Municipal. “Infelizmente, o Legislativo municipal está bastante defasado nesse aspecto e precisa melhorar. Os Tribunais de Contas, por exemplo, lideram o ranking de transparência, seguidos pelo Judiciário, Ministério Público e Executivo”, explicou. Ele ainda destacou a apresentação de casos práticos de cooperação e o painel do Programa Nacional de Transparência Pública, que visa fortalecer a integridade na gestão pública.
Para encerrar, o conselheiro elogiou a iniciativa da UVB em promover o encontro, especialmente para os parlamentares de primeiro mandato. “Foi uma oportunidade valiosa para que as vereadoras e vereadores entendam o funcionamento do controle externo, tanto a cargo dos Tribunais de Contas quanto do próprio Parlamento municipal”, disse.
O evento, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de fevereiro, reuniu vereadoras e vereadores de todas as regiões do país, com o objetivo de promover capacitação, troca de experiências e fortalecimento da gestão pública municipal.