Atricon discute novo ciclo do Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas com foco no cidadão

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil deu início ao alinhamento para a reformulação do Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas, que tem novo ciclo previsto para 2027.

O trabalho está sendo conduzido pelo Comitê Executivo do programa e tem como principal objetivo mostrar, de forma clara e transparente, como a atuação dos Tribunais de Contas impacta diretamente a vida de cada cidadão brasileiro.

Durante a abertura da reunião, o presidente da Atricon, Edilson Silva, destacou novidades para o próximo ciclo.

O novo Marco de Medição pretende avançar na padronização, na qualificação e na avaliação dos trabalhos dos Tribunais de Contas, adotando princípios e indicadores internacionais, além de uma metodologia inédita, com foco em resultados e impacto social.

A secretária executiva do projeto, Risodalva Castro, ressaltou que o programa chega a uma nova fase após mais de uma década de existência.

O Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas será aplicado de forma piloto em sete Tribunais de Contas ainda neste ano. A proposta é avaliar e aprimorar o novo modelo para que, em 2027, todos os 33 Tribunais de Contas do Brasil participem do ciclo.