Atricon e Abraji reabrem inscrições para o curso gratuito ‘Reporta+’

Após o sucesso da primeira edição, que contou com mais de 1.900 inscritos de todo o Brasil, a Abraji e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) anunciam a reabertura das inscrições para o curso “Reporta+: mecanismos de controle, transparência e jornalismo investigativo”. A formação é gratuita, totalmente online e foi desenvolvida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com apoio da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

>> A inscrição pode ser feita por meio deste formulário

O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento de jornalistas, comunicadores públicos, estudantes e interessados na área de transparência e controle social sobre o funcionamento das instituições brasileiras, os mecanismos de fiscalização e o papel do jornalismo na defesa do interesse público. O curso é aberto a jornalistas, estudantes, comunicadores públicos, servidores e cidadãos interessados em fiscalizar o poder público e aprimorar a democracia.

Importante para estudantes e professores

O curso Reporta+ também é uma excelente oportunidade de aprendizado para estudantes de Jornalismo, Comunicação, Administração Pública, Direito, Ciências Políticas e áreas afins, que desejam compreender melhor o funcionamento das instituições brasileiras e os mecanismos de fiscalização do poder público.

Professores universitários interessados em disponibilizar o curso a seus alunos podem se inscrever neste mesmo formulário para utilizar o conteúdo como material complementar em disciplinas de jornalismo investigativo, políticas públicas, transparência e cidadania.

Conteúdo completo disponível

Todos os participantes terão acesso às 27 aulas gravadas durante a primeira edição do curso, realizadas entre 18 de agosto e 22 de outubro, com mais de 54 horas de conteúdo.

As aulas foram ministradas por especialistas dos Tribunais de Contas, membros do Ministério Público, pesquisadores, jornalistas de referência e profissionais da transparência pública. Estão organizadas em seis módulos temáticos:

  • Módulo 1 – Como funciona o governo: organização do Estado, poderes e pacto federativo.
  • Módulo 2 – Órgãos de controle interno e externo: atuação dos Tribunais de Contas, CGU e Ministério Público de Contas.
  • Módulo 3 – Direito administrativo: licitações, parcerias públicas, estrutura e princípios da administração pública.
  • Módulo 4 – Direito financeiro: orçamento público, receitas, despesas e execução fiscal.
  • Módulo 5 – Inteligência artificial aplicada ao jornalismo: ferramentas e técnicas para investigar dados públicos com apoio da IA.
  • Módulo 6 – Transparência pública e comunicação: uso da Lei de Acesso à Informação e práticas de comunicação pública.

Veja a lista de todas as aulas e palestrantes abaixo.

Certificação disponível

Quem já concluiu o curso pode emitir o certificado de participação diretamente na Plataforma de Cursos da Abraji. Aqueles que se inscreverem nesta nova fase poderão assistir a todas as aulas gravadas e também baixar o certificado após a conclusão.

Inscrições reabertas

As novas inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível aqui: https://forms.gle/vgiviPTam4UHdp4S6

O curso é aberto a jornalistas, estudantes, comunicadores públicos, servidores e cidadãos interessados em fiscalizar o poder público e aprimorar a democracia.

Uma formação para fortalecer o jornalismo e o controle social

O Reporta+ foi idealizado para aproximar a imprensa dos órgãos de controle e contribuir para uma cobertura mais técnica e qualificada sobre temas como orçamento público, licitações, contratos, inteligência artificial e transparência.

Ao oferecer conteúdo acessível e prático, a iniciativa reforça o compromisso da Abraji e da Atricon em capacitar profissionais para uma atuação crítica, ética e baseada em dados, ampliando o impacto social do jornalismo.

Conheça todas as aulas disponíveis e o perfil dos instrutores:

Módulo 1: Como funciona o governo

Aula 1 – Introdução e objetivos
 Palestrantes: Roberto Debacco Loureiro (TCE‑RS) e Juliana Dal Piva (ICL / Abraji)
 Ementa:
 • O que é administração pública e qual sua função
 • A organização do Estado brasileiro e a separação dos Poderes
 • Harmonia entre os Poderes, freios e contrapesos
 • Como o pacto federativo afeta a cobertura jornalística

Aula 2 – Poder Legislativo
 Palestrantes: Roberto Debacco Loureiro (TCE‑RS) e Manuel Marçal (Metrópoles)
 Ementa:
 • Estrutura e funcionamento (Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras municipais)
 • Processo legislativo e elaboração de leis
 • Controle orçamentário e fiscalização do Executivo

Aula 3 – Poder Executivo
 Palestrantes: João Villaverde (Ministério do Planejamento) e Sarah Teófilo (O Globo / Abraji)
 Ementa:
 • Estrutura e funções do Executivo
 • Papel do presidente, governadores e prefeitos
 • Orçamento e execução de políticas públicas

Aula 4 – Poder Judiciário e Ministério Público
 Palestrante: Mariana Oliveira (STF)  e Letícia Kleim (Abraji)
 Ementa:
 • Estrutura do Judiciário (STF, STJ, tribunais regionais etc.)
 • Papel do Ministério Público na defesa da ordem jurídica
 • Controle de constitucionalidade e garantia de direitos

Aula 5 – O papel do jornalista na cobertura do governo
 Palestrantes: Marcelo Rech (presidente da ANJ) e Katia Brembatti (Estadão / Abraji)
 Ementa:
 • Direito à informação e liberdade de expressão
 • Como a Constituição impacta o trabalho jornalístico
 • Acesso a informações públicas e proteção de fontes

Módulo 2: Órgãos de controle externo e interno

Aula 6 – TCEs: Tribunais de Contas dos Estados e do DF
 Palestrantes: Paulo Curi Neto (conselheiro do TCE-RO) e Tacio Lorran (Metrópoles)
 Ementa:
 • Estrutura e funcionamento dos TCEs
 • Auditorias e relatórios de fiscalização estaduais

Aula 7 – TCMs: Tribunais de Contas dos Municípios
 Palestrantes: Fabrício Motta (conselheiro do TCM‑GO) e Jose Brito (Comunicação TCM-SP)
 Ementa:
 • Como os TCMs fiscalizam os municípios
 • Casos de irregularidades identificadas

Aula 8 – TCU: Tribunal de Contas da União
 Palestrantes: Manoel Moreira (Diretoria de Relações Institucionais, TCU), Jefferson Curtinovi (TCU) e Tatiana Farah (PlatôBR / Abraji)
 Ementa:
 • Estrutura e competências do TCU
 • Como o TCU investiga irregularidades em contratos e políticas públicas

Aula 9 – Ministério Público de Contas junto aos Tribunais de Contas
 Palestrantes: Henrique Pandim Barbosa Machado (procurador do MPC) e André Shalders (Estadão)
 Ementa:
 • Técnicas para proteger recursos públicos e aplicar a lei no controle externo
 • Fiscalização contábil, financeira, operacional, patrimonial e orçamentária da administração

Aula 10 – CGU e controles internos municipais
 Palestrante: Bruno Morassutti (Fiquem Sabendo) e Edmar Camata (presidente do Conaci)
 Ementa:
 • Funções da CGU no controle interno *da União)
 • Ferramentas e auditorias para monitorar o uso de recursos federais
•⁠  ⁠Funcionamento dos controles internos municipais. 

Aula 11 – Outros órgãos de controle
 Palestrante: Flavia Maia (Jota)
 Ementa:
 • Defensoria Pública e o acesso à justiça
 • O papel de ouvidorias e corregedorias na fiscalização

Módulo 3: Direito Administrativo

Aula 12 – Princípios constitucionais do Direito Administrativo
 Palestrantes: Valdecir Fernandes Pascoal (presidente do TCE‑PE) e Gessica Brandino (Folha de S.Paulo)
 Ementa:
 • Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
 • Como esses princípios impactam a administração pública

Aula 13 – Estrutura dos órgãos e entidades públicas
Palestrantes: Clóvis Alberto Bertolini Pinho (Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná) e Wesley Galzo (Estadão)
Ementa:
Panorama da administração pública brasileira e de seus arranjos institucionais, com foco no que muda para fins de transparência, prestação de contas e investigação jornalística. A aula mostra como mapear quem decide o quê, onde estão os dados e como relacionar estruturas com orçamento, contratos e políticas públicas
Administração direta: ministérios/secretarias, estruturas internas, competências legais, unidades gestoras; como encontrar portarias e organogramas em diários oficiais e portais.
Administração indireta: autarquias e fundações públicas (natureza jurídica, receitas, receitas vinculadas, prestação de contas, relatórios).
empresas públicas e sociedades de economia mista (dependentes/não dependentes do tesouro, governança pela lei das estatais, conselhos e política de divulgação).
Arranjos especiais: OS/Oscip, convênios e termos de colaboração; consórcios públicos; serviços sociais autônomos (o que podem e o que devem publicar).

Aula 14 – Contratações e parcerias públicas
 Palestrante: Flávio Ferreira (Folha de S.Paulo)
 Ementa:
 • Licitações e contratos administrativos
 • Parcerias público‑privadas e concessões

Aula 15 – Processo administrativo e controle interno
Palestrante: Clóvis Alberto Bertolini Pinho (Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná)
Ementa:
Como funcionam sindicâncias, processos administrativos disciplinares (PAD) e outras modalidades de processos administrativos — do ato que instaura ao julgamento e aos recursos — e como o controle interno (auditorias, corregedorias, ouvidorias) organiza prevenção, detecção e correção de irregularidades. 
Onde estão os dados (para orientar em aula): portais de processos eletrônicos (SEI e congêneres) e diários oficiais para portarias de instauração e decisões;
painéis de correição, cadastros de sanções (CEIs/CNEP) e registros de impedimentos;
portais de transparência para empenhos/pagamentos e conexão com contratos (PNCP/compras.gov.br);
trilha de recomendações de auditoria e cumprimento por órgãos/entidades;
julgados e acórdãos de tribunais de contas relativos a TCE e irregularidades.

Aula 16 – Intervenção do estado na economia e transparência
 Palestrante: Guilherme France (Transparência Internacional Brasil)
 Ementa:
 • Esta aula apresenta, com foco anticorrupção e de integridade pública, como o estado brasileiro intervém na economia — regulando setores, concedendo subsídios e benefícios fiscais, financiando via bancos públicos e contratando bens e serviços 
 • Riscos de captura regulatória, conflitos de interesse, cartéis e fraudes em compras; mecanismos de prevenção (transparência ativa, dados abertos, sanções e controle social)

Módulo 4: Direito Financeiro

Aula 17 – Receitas e despesas públicas
 Palestrante: André Luiz de Matos Gonçalves (conselheiro TCE‑TO)
 Ementa:
 • Estrutura da arrecadação do governo
 • Principais despesas e alocação orçamentária

Aula 18 – Leis orçamentárias e o ciclo orçamentário
 Palestrante: André Luiz de Matos Gonçalves (conselheiro TCE‑TO)
 Ementa:
 • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
 • Lei Orçamentária Anual (LOA)
 • Como o orçamento influencia políticas públicas

Aula 19 – Endividamento público e precatórios
Palestrante: Vilma Pinto (assessora da Diretoria de Assuntos Econômicos e Sociais da Vice-Presidência da República) e Ana Carolina Moreno (diretora da Abraji)
Ementa:
 • Como o governo contrai dívidas e paga precatórios
 • Impactos financeiros e na cobertura jornalística

Módulo 5: IA para cobrir governos

Aula 20 – Introdução ao uso de IA no jornalismo
 Palestrante: Pedro Burgos (consultor em IA, Co.Inteligência)
 Ementa:
 • Como a inteligência artificial pode auxiliar jornalistas
 • Onde encaixar na rotina de trabalho
 • Alucinações, viés, baixa qualidade, problemas éticos e necessidade de checagem

Aula 21 – Ferramentas para automatizar a análise de dados públicos
 Palestrante: Judite Cypreste (G1)
 Ementa:
 • Uso de IA sem necessidade de programar
 • Processamento automatizado de documentos

Aula 22 – Aplicações práticas e estudos de caso
 Palestrante: Reinaldo Chaves (Abraji)
 Ementa:
 • Agendas públicas, discursos, legislações, dados políticos e econômicos – onde encontrar e como processar
 • Identificação de padrões e tendências em dados públicos
 • Exemplos de investigações com IA

Módulo 6: Transparência pública e comunicação

Aula 23 – Legislação sobre transparência e acesso à informação
 Palestrante: Katia Brembatti (Estadão / Abraji)
 Ementa:
 • Lei de Acesso à Informação (LAI) e sua importância para o jornalismo
 • Casos de uso da LAI para fiscalizar governos

Aula 24 – Como acessar bases de dados públicos
 Palestrante: Jamile Santana (Gestora de Transparência e Dados Abertos – Mogi das Cruzes)
 Ementa:
 • Principais portais de transparência e bases de dados governamentais
 • Estratégias para obter informações essenciais para investigações

Aula 25 – Como utilizar dados para fiscalizar a gestão pública
 Palestrante: Cristiano Pavini (Transparência Brasil)
 Ementa:
 • Métodos para análise de informações orçamentárias e contratos públicos
 • Cruzamento de dados para identificar irregularidades

Aula 26 – Programa Nacional de Transparência Pública e cartilha
 Palestrante: Volmar Bucco (TCE‑MT / Atricon)
 Ementa:
 • Como utilizar o material do Programa Nacional de Transparência Pública
 • Análise da cartilha do programa
 • Estratégias para cobrar maior transparência

Aula 27 – Comunicação Pública
 Palestrante: Jorge Duarte (presidente da ABCPública)
 Ementa:
•⁠  ⁠Trajetória e desafios de fazer comunicação pública no Brasil
•⁠  ⁠Comunicação estratégica em Comunicação Pública

Conheça todos os palestrantes

Roberto Debacco Loureiro
Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Público e em Direito e Processo do Trabalho. Integrante da diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Presidente da Comissão Permanente de Processualística do Tribunal de Contas do Estado do RS.

Marcelo Rech
É consultor e colunista de Zero Hora.  Por 27 anos, foi executivo do Grupo RBS, onde atuou como repórter, com extensas coberturas em zonas de conflito, diretor de Redação de ZH, diretor-executivo de Jornalismo e vice-presidente Editorial e Institucional. Formado em jornalismo, Marcelo tem cursos de especialização no Media Management Center da Kellog e em Media Strategy na Harvard Business School. Marcelo preside desde 2017 a Associação Nacional de Jornais (ANJ), é membro do board da World Association of News Publishers e ex-presidente do Fórum Mundial de Editores. É também vice-presidente do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) e membro do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta e do Fórum de Autorregulamentação Publicitária (Cenp).

Jéferson Curtinovi
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2015). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação pública, democracia digital, brasil, governo eletrônico, democracia participativa e internet. Membro da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). Coordenador adjunto do Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público Brasileiro, vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CPCom/CNMP) entre 2018 e 2019. Atuou na RBS entre 2000 e 2008 e no Ministério Público Federal (analista de comunicação) entre 2009 e 2023. Auditor federal de controle externo (TCU) desde 2023.

Manoel Moreira
Engenheiro Civil e Bacharel em Direito. Mestre em Engenharia pela Universidade de Brasília e Doutorando em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, instituição na qual atualmente ocupa a função de Secretário de Relações Institucionais do TCU, área responsável por assistir as relações institucionais do Tribunal com o Congresso Nacional, instituições de controle, sociedade civil organizada, cidadão e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário regionais. Exerceu, ainda no TCU, as funções de Coordenador-Geral de Fiscalização de Infraestrutura e de Secretário de Fiscalização de Políticas, Regulação e Investimentos Públicos no Setor Elétrico. Foi Analista Pericial do Ministério Público Federal (2007-2009) e Analista de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (2005-2007).

Henrique Pandim Barbosa Machado 
Henrique Pandim Barbosa Machado é Procurador-Geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e atual vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Procurador de carreira desde 2016, já exerceu as funções de Corregedor-Geral (2020–2022) e presidiu o CNPGC na gestão 2023–2024. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, é Mestre em Direito e Relações Internacionais pela PUC-GO, especialista em Direito Constitucional e em Direito Processual Civil pela Anhanguera-UNIDERP, com graduação em Direito (PUC-GO) e em Administração Legislativa (UNISUL). Atuou como advogado (2010–2016), assessor de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (2013–2015), presidiu a Comissão de Direito Constitucional e Legislação da OAB-GO e integrou a comissão de juristas do Conselho Federal da OAB responsável pela elaboração do Código Brasileiro de Processo Constitucional. É também professor em cursos de pós-graduação e preparatórios.

Mariana Oliveira
Jornalista especializada na cobertura do Poder Judiciário, ex-secretária de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (2020) e chefe da Comunicação do Supremo Tribunal Federal entre 2021 e 2025. Foi setorista da Globo no STF por onze anos.

André Luiz de Matos Gonçalves 
Pós-Doutor em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo – USP e Pós-Doutor em Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Constituição e Organização do Estado, e Mestre pela Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e a Escola Paulista de Magistratura (EPM). Possui graduação no Curso de Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras (1999) e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2005). Professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins, onde foi Reitor no ano de 2010. É Conselheiro Titular da 6 Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Foi oficial do Exército de 2000 a 2007, tendo alçado ao posto de Capitão. Ocupou o cargo de Procurador efetivo do Estado do Tocantins, sendo Chefe da Consultoria Especial do Gabinete do Procurador Geral e Procurador Geral do Estado do Tocantins até junho de 2014.

Edmar Camata
Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); mestre em Políticas Anticorrupção (Universidade de Salamanca – Espanha); presidente do Conselho Nacional de Controle Interno e secretário de Controle e Transparência do ES. É agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) licenciado e instrutor da disciplina de Estratégia Institucional e Governança, na Academia Nacional de Polícia. Camata possui especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública e Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica, além de MBA em Gestão Pública. Nos últimos cinco anos, cedido para o governo do Espírito Santo, alçou o estado a mais transparente do Brasil e o mais eficiente na aplicação da Lei Anticorrupção, conforme levantamentos da ONG Transparência Internacional, Controladoria Geral da União e do Conselho Nacional de Controle Interno.

Volmar Bucco Junior
É Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE/MT, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMT, pós graduado em Contabilidade e Finanças, MPA em Direito Público, MPA em Controle Externo, ambos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professor de pós-graduação, cursos de extensão e cursos preparatórios para concurso nas áreas de contabilidade pública, auditoria governamental, controle interno, licitações e contratos. Ocupou diversas posições de liderança no TCE/MT, incluindo Secretário Geral de Controle Externo em 2018 e 2019. É Chefe de Gabinete da Comissão Permanente de Educação e Cultura, desde 2023. Atualmente, no plano nacional do sistema de controle externo, exerce a função Secretário Executivo do Programa Nacional de Transparência Pública – PNTP, designado pela Atricon, sendo responsável pela coordenação técnico-operacional do programa.

Jorge Duarte 
Graduação em Jornalismo e em Relações Públicas pela UCPel. Mestre e Doutor em Comunicação Social pela Umesp. Pós-doutoramento em Comunicação na UnB (2024). Atuou na Secom da Presidência da República (2004-2012) onde foi diretor do Núcleo de Comunicação Pública. Autor/organizador de mais de 25 livros. Professor de pós-graduação na PUC-MG. Analista na Embrapa desde 1990, onde foi coordenador de Jornalismo, coordenador de Comunicação em C&T, gerente de Comunicação Estratégica e assessor da Presidência. Curador do Curso Completo de Comunicação Pública (Aberje/ABCPública). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. Presidente da ABCPública. Cinco prêmios Top 5 Regional Executivo de Comunicação Corporativa, oferecido por Mega Brasil e Maxpress – escolhido por voto direto de profissionais de comunicação de todo o Brasil. Prêmio ‘James Heffernan’ – Educador do Ano (2021), oferecido pela Aberje. Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Prêmio ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias) 2024.

João Villaverde
João Villaverde é secretário nacional de articulação institucional no Ministério do Planejamento e Orçamento, governo federal. É doutor e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-SP e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia, Nova York. Tem três livros publicados na área de políticas públicas.

Fabrício Motta
Fabrício Motta é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).Antes de assumir o cargo de conselheiro, atuou como procurador do Ministério Público de Contas. É também professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vice-coordenador do programa de Mestrado Profissional em Direito e Políticas Públicas da mesma instituição.Foi presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autor e coautor de diversos livros e artigos na área do Direito Administrativo e Controle Externo, como “Improbidade Administrativa e Tribunais de Contas” e “Controle Externo no Século XXI”. Sua atuação no TCM-GO inclui a coordenação do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Goiás (Gaepe-GO), onde liderou um levantamento sobre a situação de vagas em creches e pré-escolas no estado.

Wilber Carlos dos Santos Coimbra
Wilber Carlos dos Santos Coimbra é o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), com mandato para o biênio 2024-2025. Ingressou como conselheiro no TCE-RO em 2010. Anteriormente, foi deputado estadual em Rondônia (2007-2009) e policial militar. Presidiu a Escola Superior de Contas do Estado de Rondônia entre 2010 e 2021. Possui pós-doutorado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e é doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É também mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Direito Administrativo pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Direito pela Associação de Ensino Superior da Amazônia (FARO). É autor de obras como “O Estado do Bem-Estar Social, os Tribunais de Contas e a Boa Governança Pública”.


Valdecir Fernandes Pascoal
Valdecir Fernandes Pascoal é o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) para o biênio 2024-2025, já tendo ocupado o mesmo cargo entre 2014 e 2015. Ingressou no TCE-PE como auditor das contas públicas em 1991, tornando-se conselheiro em 2005. Ao longo de sua carreira no tribunal, exerceu as funções de vice-presidente, corregedor-geral, diretor da Escola de Contas Públicas e ouvidor. Presidiu a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) de 2014 a 2017. É especialista em Direito Administrativo e Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel em Direito pela mesma instituição. Possui também graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Administração de Empresas pelo Instituto Paraibano de Educação. É autor de livros como “Uma nova primavera para os Tribunais de Contas” e “Direito Financeiro e Controle Externo”. Atua como professor de Direito Financeiro e Controle Externo na Escola de Contas Públicas do TCE-PE.

Katia Brembatti
Com a série Diários Secretos, juntamente com três colegas, Katia Brembatti recebeu o Prêmio Esso, o Tim Lopes, o Ipys de melhor reportagem da América Latina e o Global Shining Light Award. É editora no Estadão Verifica, professora de Jornalismo na Universidade Positivo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), na gestão 2024-2025.

Juliana Dal Piva
Juliana Dal Piva é jornalista formada pela UFSC com mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio. Atualmente, é repórter do Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Venceu diversos prêmios de jornalismo. Entre eles, o prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro, best-seller em 2022 e finalista do prêmio Jabuti de 2023, e, ainda, de “Crime sem castigo: Como os militares mataram Rubens Paiva”, da editora Matrix, de 2025, também na lista de livros mais vendidos da revista Veja. Coordenadora do podcast investigativo “No Alvo”, do ICL Notícias.

André Shalders    
Jornalista no Metrópoles. André Shalders é jornalista pela Universidade de Brasília (2013) e mestre pela IE University de Madri (2023). É especialista em jornalismo investigativo e ganhador dos prêmios CNT, IREE e Trace Prize For Investigative Reporting, entre outros. Antes do Metrópoles, passou pelas redações de UOL, Poder360, BBC e Estadão.

Bruno Morassutti    
Co-fundador e Diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo. Bruno Schimitt Morassutti. Advogado. Especialista e mestre em direito (PUCRS). Especialista em Gestão de Projetos (USP/Esalq). Bacharelando em sistemas de informações (UNISINOS). Consultor em direito de acesso à informação e transparência pública. Co-fundador e Diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo. Representante da sociedade civil no Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) da CGU e no Conselho de Transparência da Administração Pública (CTAP) do Estado de São Paulo.

Flávio Ferreira    
Jornalista investigativo da Folha de S.Paulo. Jornalista investigativo da Folha de S.Paulo especialista na cobertura da Justiça e temas anticorrupção. Advogado formado pela USP. Mestre em jornalismo pela Columbia University (EUA). Membro da Rede de Investigações sobre Florestas Tropicais do Pulitzer Center. Trabalhos de jornalismo investigativo já receberam vários prêmios nacionais e internacionais, como os do Instituto de Prensa y Sociedad (IPYS) e da Transparência Internacional, da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa), da Trace Foundation, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa), do INAC (Instituto Não Aceito Corrupção) e o Grande Prêmio Folha de Jornalismo.

Carol Moreno
Ana Carolina Moreno é diretora da Abraji (gestão 2024-2025) e fellow no Lede Data Journalism Program da Columbia University (2025). É jornalista especialista em reportagens guiadas por dados e projetos de tecnologia no jornalismo e instrutora de técnicas de ciência de dados para jornalistas. Já trabalhou na TV Globo, g1, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, InvestNews e Terra Magazine. Foi bolsista do Dart Center na Columbia University em 2019 e do Fellowship de Jornalismo e Primeira Infância do Dart Center em 2022. Recebeu os prêmios Andifes, Impa, Abmes e Estácio e foi finalista dos prêmios CNT e Mosca, além de ter participado do Monitor da Violência, vencedor dos prêmios Vladimir Herzog, Claudio Weber Abramo, Data Journalism Awards e Prêmio Excelência Jornalística e finalista do Premio Gabo de Periodismo. Diplomada como Jornalista Amiga da Criança pela ANDI Comunicação e Direitos em 2021. Atualmente também integra o Conselho da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Desde 2019 é co-organizadora do grupo R-Ladies São Paulo, que busca incluir minorias de gênero na tecnologia por meio de atividades de formação em ciência de dados.

Judite Cypreste 
Jornalista de dados com mais de sete anos de experiência em investigações baseadas em dados públicos, com foco em reportagens sobre transparência, segurança pública e direitos humanos. Já foi reconhecida por prêmios nacionais e internacionais, como o Sigma Awards. Passou por redações como G1, Metrópoles, GloboNews, UOL, Aos Fatos e Folha de S.Paulo. Atuou também no setor público, na Prefeitura do Rio de Janeiro, onde foi responsável por criar visualizações e ferramentas a partir de dados públicos da cidade. Foi fundadora do Colaboradados, primeiro veículo de dados abertos voltada à transparência pública no Brasil. Lecionou jornalismo de dados na Universidade de Brasília e foi convidada pela Enap para capacitar servidores no uso estratégico de dados. É formada em Jornalismo pela Uerj, em Letras pela PUC-Rio, e especialista em jornalismo de dados pela Columbia University.

Paulo Curi Neto
É especialista em Direito Tributário e graduado em Direito (PUC-SP);  conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia desde 2009.  Foi procurador do Ministério Publico de Contas no período de 2000 a 2009. Atuou na área jurídica do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI) e ocupou o cargo de presidente do TCE-RO entre 2020 e 2023.

Pedro Burgos
Consultor em Inteligência Artificial @ Co.Inteligência. Ex-coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, é jornalista e programador. Antes de chegar ao Insper, em 2019, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro editorial do site de notícias Vortex Media, colunista da revista Época e membro do Conselho Consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. Como jornalista, passou por veículos como Superinteressante, Gazeta do Povo, Jornal do Brasil, Gizmodo Brasil, The Marshall Project, entre outros. Mais recente, como programador, desenvolveu projetos de automação do combate à desinformação para a agência de checagem Aos Fatos e o First Draft (EUA). É autor do livro “Conecte-se ao Que Importa – Manual da Vida Digital Saudável (2014)”.

Reinaldo Chaves
É coordenador de projetos na Abraji. Foi finalista dos prêmios Pulitzer, Sigma Awards em 2023 e 2021 com trabalhos sobre investigações de relações de poder, meio ambiente e saúde pública com o estudo de milhões de dados de interesse público com uso de Python e IA. Foi participante do JournalismAI com estudos de machine learning e detecção de discurso de ódio em redes sociais. Gerencia projetos que tornam mais acessíveis dados de processos judiciais, informações empresariais, dados ambientais, entre outros, com programação e criação de tutoriais e cursos.

Jamile Santana
Jornalista de Dados e gestora de Transparência, Dados Abertos e Proteção de Dados na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Com 11 anos de experiência em jornalismo diário, atuou em redações locais, incluindo o G1 – Portal de Notícias da Globo no Alto Tietê, região Metropolitana de São Paulo.  Foi coordenadora da Escola de Dados, programa de alfabetização em dados da Open Knowledge Brasil e uma das juradas do Sigma Awards, o maior prêmio de jornalismo de dados do mundo. É fellow do programa sobre Governo e Dados Abertos com foco em Mudanças Climáticas da OEA / CGU em 2025.

Sarah Teófilo        
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente repórter do jornal O Globo, já passou pelas redações do Popular (Goiás), Correio Braziliense, R7 e Metrópoles. Goiana, está em Brasília desde 2020 cobrindo política, com ênfase em reportagens investigativas. Venceu o prêmio CNT de 2023 com uma reportagem sobre obras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Weslley Galzo    
Repórter de política do Estadão. Repórter de política do Estadão em Brasília. Foi setorista no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto. Vencedor dos prêmios Nacional de Direitos Humanos, MOL de Jornalismo para a Solidariedade, Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão e Estadão de Jornalismo. Formado nas ruas da Zona Leste de São Paulo, tem passagens por Agência Mural, iG e CNN Brasil. É torcedor apaixonado do Corinthians.

Tácio Lorran    
Colunista e repórter investigativo do Metrópoles. Autor da série de reportagens que revelaram escândalos envolvendo autoridades do Ministério das Comunicações, Ministério da Justiça, Apex-Brasil e Controladoria-Geral da União (CGU) no último ano. Pós-graduado em jornalismo investigativo pelo IDP. Ex-repórter do Estadão.

José Brito
Assessor de Comunicação e Relações Institucionais · Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2008. Tem mais de 15 anos de experiência, exclusivamente, como jornalista investigativo com passagens pelas redações da GloboNews, TV Record, SBT, CNN Brasil, O Antagonista, além de colaborações para CNN Internacional, Agência Pública, Repórter Brasil, The Intercept Brasil e Pear Video (China). Desde fevereiro de 2024, faz parte do time da Comunicação e Relações Institucionais do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – que fiscaliza, julga e orienta a gestão dos recursos públicos da capital paulista. Ganhou os prêmios nacionais de jornalismo do Ministério Público do Trabalho (MPT de Jornalismo) e da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR/República) com um documentário que investigou os riscos dos agrotóxicos no nordeste do Brasil.

Tatiana Farah
Jornalista de política há mais de 20 anos, Tatiana Farah é repórter na Coluna Guilherme Amado, do PlatôBR, e gerente de Comunicação da Abraji. Foi repórter de política do Globo por onze anos e da Veja, além de ser repórter do BuzzFeed News no Brasil por 4 anos. Foi colunista de política do Terra e analista política da agência Brasília Alta Frequência. Formada em História.

Flávia Maia
Flávia Maia é analista de Judiciário na empresa JOTA Jornalismo. Acompanha o dia a dia das decisões judiciais de maior impacto para o Brasil, especialmente as do Supremo Tribunal Federal (STF). É formada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo IDP. É especialista em Direito Constitucional, também pelo IDP. Já passou pelas redações do Valor Econômico e Correio Braziliense e foi assessora na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Guilherme France
Advogado e Gerente do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional Brasil. Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito Internacional (UERJ) e Mestre em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV). Possui graduação em Direito também pela UERJ e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Cristiano Pavini    
Coordenador de projetos da Transparência Brasil (TB), onde atua na áreas de accountability do sistema de justiça, acesso à informação e fiscalização do gasto público. Lidera o DadosJusBr, projeto da TB que coleta e disponibiliza contracheques do Judiciário e Ministério Púiblico. Especializado em jornalismo de dados, é responsável pelo Farolete, um premiado veículo de jornalismo local independente em Ribeirão Preto (SP). É autor do livro-reportagem ‘Sevandija’, que aborda a história de uma das maiores operações brasileiras de combate à corrupção municipal.

Géssica Brandino 
Com 15 anos de atuação jornalística, atualmente é repórter no Deltafolha, editoria de jornalismo de dados da Folha de S.Paulo, onde desenvolve análises para diversas editorias. Também escreve sobre diversidade para a newsletter do projeto FolhaJus, que editou por dois anos. No caderno de política, participou de coberturas eleitorais, venceu o prêmio Folha na categoria Didatismo, em 2022, como uma das autoras da série O Estado da Democracia, e na categoria Cobertura Quente, em 2024, como coautora na cobertura dos Ataques do 8 de Janeiro. É autora da série Mulheres no Direito, com perfis de figuras relevantes no mundo jurídico escritos por diversos repórteres. É pós-graduada em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling (Insper) e em jornalismo internacional (Cogea/PUC-SP), onde produziu o livro-reportagem Caminhos do Refúgio, sobre o processo de reintegração de refugiados no Brasil. A partir desse trabalho criou o site www.caminhosdorefugio.com.br e realizou palestras sobre o tema. É formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Letícia Kleim        
Advogada, formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Profissionalmente, atuou em instituições engajadas nas pautas de garantias de Direitos Humanos. É coordenadora jurídica da Abraji, sendo responsável por projetos como o Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas e o Programa de Proteção Legal para Jornalistas.

Manuel Marçal
Manuel Marçal é repórter investigativo da coluna do Tácio Lorran, do portal Metrópoles, onde cobre casos de sobre corrupção, conflitos de interesse, dados e o mau uso de dinheiro público na política. Antes, cobriu Palácio do Planalto pelo jornal O Tempo em Brasília. Foi repórter de Cidades, em Minas Gerais, pelo O Tempo e Rádio Super Notícias. Já colaborou também para o UOL. É pós-graduado em jornalismo de dados pelo IDP.

Clóvis Alberto Bertolini Pinho
Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atuou como investigador-visitante no ano de 2022 junto à Universidade de Coimbra (Portugal). Professor do MBA em Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Autor do livro “Corrupção e Administração Pública no Brasil: Combate administrativo e a Lei n 12.846/2013” (Editora Almedina, São Paulo/Coimbra, 2020). Advogado especializado na área de Direito Público em Curitiba-PR.

Vilma da Conceição Pinto
Vilma da Conceição Pinto é a assessora da Diretoria de Assuntos Econômicos e Sociais da Vice-Presidência da República desde 2024, trabalhando diretamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ela possui ampla experiência no setor público e acadêmico em economia, tendo formação em Ciências Econômicas pela UERJ e mestrado em Economia Empresarial e Finanças pela FGV. Vilma também é professora e coordenadora do curso de Economia do IDP (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa), além de ter atuado como diretora da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal até 2024. Sua trajetória inclui passagens pela Secretaria da Fazenda do Paraná e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE)

Com informações da Assessoria de Comunicação da Abraji