O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, participou, na manhã da última quarta-feira (09), de reunião com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior. A expansão da governança nos estados e nos municípios, a estruturação e o fortalecimento dos sistemas de controles internos municipais foram temas ressaltados pelo presidente da Atricon no encontro. “Os Tribunais de Contas promovem frequentemente atividades voltadas ao fortalecimento das estruturas dos controles internos municipais. Esse sistema, instalado a partir de criteriosa organização, bem estruturado, dotado de meios e recursos humanos satisfatórios e com independência funcional, constitui a ferramenta mais importante de prevenção de erros, fraudes e desperdícios, servindo, também, para deter a malversação de recursos públicos”, disse.
Sobre a governança, Aécio Dantas ressaltou que o CFC é exemplo no assunto entre os conselhos de classe das profissões regularizadas. “Nós somos uma referência de implantação de governança, atestada pelo TCU, em um acórdão recente de 2021. O Conselho Federal de Contabilidade obteve o maior índice entre todos os conselhos de fiscalização profissional. Temos uma experiência muito boa nesse assunto e levado isso aos Conselhos Regionais dentro nossa estrutura administrativa”, contextualizou.
O objetivo das entidades é aproveitar as suas capilaridades por todo o país no desenvolvimento e na aplicação de projetos que beneficiem os governos e a população. Durante a reunião, Dantas lembrou-se do perfil de trabalho do presidente da Atricon, bastante focado no desenvolvimento de iniciativas que relacionam cidadania, educação e controle social. A partir dessas lembranças, os participantes do encontro conversaram sobre a possibilidade da criação de iniciativas conjuntas com esse viés, envolvendo os contadores, o CFC, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), e a Atricon.
A reunião também contou com a presença do Assessor de Gabinete do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Leo Richter; do vice-presidente de Controle Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior; e da diretora-executiva do CFC, Elys Tevania.
Fonte: CFC, com alterações.