A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) assinou, nesta terça-feira (13), Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para o fortalecimento de ações ambientais. A parceria visa, por meio do intercâmbio de tecnologias, conhecimentos e informações, a fiscalização de recursos públicos relacionados às políticas territoriais, florestais, climáticas e ecossistêmicas.
>> Leia o Acordo de Cooperação Técnica 007/2025
De acordo com o documento, a cooperação e o intercâmbio abrangerão: compartilhamento de tecnologias de domínio e propriedade do Imazon; acesso a banco de dados das instituições, de interesse comum; adaptação de plataformas de domínio do Imazon para uso dos Tribunais de Contas; e realização de diagnósticos, pesquisas e apoio técnico para elaboração de projetos de interesse comum.
Para o presidente da Atricon, Edilson Silva, a parceria representa um marco significativo no fortalecimento da atuação dos Tribunais de Contas em relação às questões ambientais. “Acreditamos que a união da capacidade de controle externo dos TCs com a expertise técnica do Imazon trará resultados concretos e positivos para a proteção do meio ambiente e para a boa aplicação dos recursos públicos”, avaliou.

