O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, acompanhado de membros da Diretoria e conselheiros de diversos TCs, participa da XXXIII Assembleia Geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS). O encontro ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro na Cidade do Panamá, na República do Panamá.
Neste ano, os temas técnicos tratados entre os participantes são: Ciência de Dados e Inteligência Artificial como ferramenta de desenvolvimento e transformação para as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS); e Desafios Educativos e as EFS – uma contribuição das EFS e da OLACEFS para desenvolver uma educação equitativa e de qualidade na América Latina e no Caribe.
>> Confira a programação completa do evento.
Edilson Silva valorizou o intercâmbio promovido pelo encontro. Segundo ele, a participação de membros da Atricon e membros de diversos Tribunais de Contas reforça a importância do intercâmbio de conhecimento, o qual já resultou várias iniciativas conjuntas entre as diversas entidades participantes. “A união de esforços e de expertises fortalece a atuação do controle externo, enriquecendo a nossa contribuição como fomentadores de boas práticas, gerando efetivas melhorias nas políticas públicas dos países que estão aqui representados”, afirmou.
Já o vice-presidente de Relações Internacionais da Atricon, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE-SC), mencionou o contato com experiências ricas envolvendo diversos países. “Eles trazem luz para os desafios enfrentados mundialmente, em especial o foco para a implementação da Agenda 2030 da ONU e os ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável], como aspectos de infraestrutura, ambiental, trabalho, saúde, educação, dentre outros”, disse. “Existe grande possibilidade de contribuição por parte das Cortes de Contas brasileiras para a construção de soluções no âmbito da gestão pública”, destacou.
O conselheiro Michel Harb (TCE-AP), por sua vez, salientou a importância da troca de experiência e de boas práticas, em especial na área de ciência de dados e inteligência artificial. “Todos os tribunais precisam avançar nesses temas. Nada melhor que vir aqui para debater pautas relevantes como o meio ambiente, os desafios educativos… São pautas importantes que estamos discutindo, pegando e levando informações”, comentou. “É de extrema importância para todos nós esse intercâmbio de experiências”, concluiu.
Estão presentes, ainda, no encontro os ministros do TCU Vital do Rego, Jorge Oliveira e Augusto Nardes, além dos conselheiros Carlos Ranna (TCE-ES), vice-presidente de Controle Externo da Atricon, Wilber Coimbra, presidente do TCE-RO, Estilac Xavier (TCE-RS), Marco Peixoto, presidente do TCE-RS, Renato Azeredo (TCE-RS), Iradir Pietroski (TCE-RS), José Nei (TCE-SC), e o conselheiro substituto Christiano Lacerda Ghuerren (TCE-RJ, entre outros.